Emma Stone e Jonah Hill na série Maniac
De Maniac a Dark, veja dicas de produções que envolvem drama, suspense e viagens no tempo
A melhor característica da ficção científica talvez seja a sua ampla capacidade de variar, abrangendo subgêneros como drama, suspense, terror e comédia. Histórias envolventes de Sci-Fi têm o poder de fazer você sentir que está realmente atravessando outro planeta ou dimensão. Se a busca é por uma fuga deste mundo, a Tangerina te apresenta uma lista com 12 séries da Netflix para você dar play e se desconectar um pouco do mundo real.
Algumas opções listadas são mais famosas ou recentes, enquanto outras estão mais escondidas no catálogo. Confira:
Esta é uma minissérie cerebral que se passa em uma versão retro-futurista da cidade de Nova York. Criada por Patrick Somerville e estrelada por Emma Stone e Jonah Hill, a trama acompanha dois estranhos que se encontram ao se inscreverem em um peculiar ensaio farmacêutico. O tratamento é alegado pelos cientistas como capaz de curar suas mentes, forçando-os a confrontar seus traumas. Durante o processo, eles são arremessados em jornadas subconscientes selvagens, que os permitem se tornar pessoas completamente diferentes e os colocam em diversas situações que misturam gêneros.
Como um bom título de ficção científica, esta série é ambientada no espaço. É uma releitura da série clássica de 1965, e se passa em 2046. A trama segue a família Robinson, um grupo de colonos espaciais que ficam presos após um pouso forçado em um planeta misterioso. Longe do desconhecido intergaláctico, eles precisam encontrar maneiras de se resgatar dos perigos à espreita enquanto tentam retomar sua missão. É uma aventura clássica de Sci-Fi, atualizada para a era moderna, que se concentra nos personagens e seus relacionamentos.
Comédia com ficção científica. Alan Tudyk, que interpreta um alienígena, tem como missão inicial eliminar a população humana da Terra. No entanto, o plano é interrompido quando ele cai na pequena cidade de Patience, Colorado. O alienígena assume a identidade do Dr. Harry Vanderspeigle, que está de férias, e acaba pegando o posto do médico recém-falecido da cidade, ajudando na investigação de sua morte. Conforme experimenta emoções humanas pela primeira vez, ele começa a questionar a moralidade de sua missão e percebe que as pessoas da Terra podem precisar de sua proteção.
Suspense de ficção científica em língua espanhola. A trama gira em torno de um pequeno grupo de influenciadores que são convidados para uma festa exclusiva em uma ilha remota. Na manhã seguinte, eles acordam e descobrem que os outros convidados foram embora, deixando-os sozinhos em uma comunidade chamada Éden. A comunidade é dirigida por um culto sinistro, cujos membros afirmam que o mundo exterior está em colapso fora daquela versão de paraíso.
A chuva desta série dinamarquesa faz referência ao vírus mortal transportado por ela, que eliminou a maior parte da população da Escandinávia. Seis anos depois, dois irmãos emergem de seu bunker e entram em um cenário pós-apocalíptico. Eles se juntam a um grupo de sobreviventes em busca de segurança, mas a ameaça constante de um ressurgimento do vírus paira sobre eles toda vez que uma nuvem passa.
Definida como um thriller apocalíptico de ficção científica, esta série belga se desenrola após um evento cataclísmico onde qualquer pessoa exposta ao sol nascente é morta por radiação. Um grupo de estranhos a bordo de um avião deve usar suas habilidades individuais para fugir do sol, viajando constantemente para a noite. É um mistério distópico impulsionado por eventos sobrenaturais.
Baseada na graphic novel de Si Spencer, esta série britânica de oito episódios não é um drama criminal comum. Ela adiciona um intrigante elemento de ficção científica ao seguir quatro detetives em quatro períodos de tempo diferentes que investigam o mesmo assassinato. Entre os anos de 1890 e 2053, esses detetives –interpretados por Jacob Fortune-Lloyd, Amaka Okafor, Kyle Soller e Shira Haas– tropeçam no mesmo cadáver nu, exatamente no mesmo local. O elemento de viagem no tempo adiciona uma estranheza de ficção científica que aumenta o apelo da série.
Uma das séries subestimadas no catálogo da Netflix. A trama gira em torno de Prairie Johnson (Brit Marling), que retorna para casa após ficar desaparecida durante sete anos, trazendo consigo uma história fantástica sobre vida e morte. The OA apresenta temas de religião, filosofia e mitologia. A química entre o elenco é cativante, especialmente com o personagem Hap, um homem obcecado em descobrir se há vida após a morte, a ponto de submeter indivíduos à tortura para obter respostas.
Situada em um futuro distante, Altered Carbon é uma aventura cyberpunk. A série segue o ex-soldado Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) em sua missão para resolver seu próprio assassinato, 250 anos depois. Em um mundo cheio de tecnologia avançada, ele precisa navegar por hierarquias sociais distintas e conspirações. A série utiliza o conceito de um novo corpo, que eles chamam de “capa”.
Este suspense japonês da Netflix é uma adaptação de um mangá homônimo. A trama acompanha Arisu (Kento Yamazaki), um fanático por videogames que se encontra preso em uma versão alternativa e aparentemente abandonada de Tóquio. Ele é forçado a participar de jogos de vida ou morte. No caminho, ele se alia a Usagi (Tao Tsuchiya), uma alpinista. A série é uma mistura de ficção científica e elementos de sobrevivência distópica, na qual cartas de baralho ajudam a proteger os jogadores da morte. A terceira temporada estreia em 25 de setembro.
Esta série alemã, complexa e assustadora, não se revela de imediato. A trama se passa em uma pequena cidade fictícia (Winden) e está no centro de uma conspiração que se estende por gerações e conecta quatro famílias locais. A verdade começa a surgir após o desaparecimento de uma criança e envolve um buraco de minhoca e muita viagem no tempo. A história pode ser confusa devido ao seu enredo não linear, mas a escrita genial e os arcos de personagens garantem que a narrativa não se perca.
Inspirada no aclamado romance O Problema dos Três Corpos, esta é uma série épica de ficção científica que se estende pelo espaço e pelo tempo. Quando cientistas de todo o mundo começam a morrer subitamente, um grupo de amigos e um detetive devem se unir para enfrentar uma ameaça iminente a toda a humanidade. Esta ameaça existencial é tão misteriosa que questiona até mesmo certezas como as leis da ciência e a própria estrutura da realidade.
A série Netflix se baseia em uma estrutura não linear, conectando o presente dia com períodos da China e dos EUA em meados do século. A série adota um tom sombrio e os acontecimentos do enredo se unem no final da primeira parte. A segunda temporada foi confirmada, mas ainda não tem previsão de estreia confirmada.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?