Foto: Reprodução/Netflix
Produções asiáticas viraram uma das maiores febres recentes nas plataformas de streaming
As atenções da semana estão voltadas para a estreia dos primeiros episódios da quinta temporada de Stranger Things, mas o catálogo da Netflix —e de outros streamings— está recheado de opções para quem já assistiu tudo ou sequer acompanha a série. E um tipo de conteúdo, em especial, também tem virado febre nos últimos anos: os doramas.
Esse é o termo usado para séries de produção asiática, principalmente vindas do Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan. Dorama é a adaptação em japonês da palavra “drama”, e essas séries geralmente têm seus arcos encerrados em poucos episódios, o que as torna tão viciantes e fáceis de maratonar.
Os doramas ganharam bastante popularidade no Brasil graças à Netflix, que está recheada de produções asiáticas que abraçam todos os gêneros, desde romance até suspense. Mas aos poucos, outras plataformas também começaram a explorar esse mercado, como o Prime Video.
Esse dorama de suspense acompanha um grupo de estudantes presos dentro da escola quando um vírus zumbi contagioso se espalha de forma explosiva. Com a cidade cheia de infectados, os alunos ficam isolados sem comida, comunicação ou resgate imediato do governo, precisando trabalhar juntos para sobreviver ao mesmo tempo em que lidam com medo, egoísmo, dilemas morais e traumas pessoais.
Mais um dorama de suspense escolar, Hierarchy gira em torno dos segredos e da desigualdade social dentro da escola de elite Jooshin High School, onde a maioria dos alunos vem de famílias ricas e influentes. As coisas mudam quando um estudante bolsista de origem humilde se matricula no colégio após a morte misteriosa de seu irmão mais novo. Acreditando que os alunos da elite têm algo a ver com isso, ele esconde seu trauma e fica obcecado em descobrir a verdade.
Com um clima sombrio, esse suspense policial é produzido pelo mesmo criador de Round 6. A história segue uma professora universitária que leva uma vida solitária até receber a notícia de que um tio distante morreu e deixou para ela um cemitério como herança. Depois disso, coisas estranhas começam a acontecer, com a polícia investigando uma série de assassinatos misteriosos ligados a esse cemitério.
Dorama que mistura fantasia e suspense, O Jogo da Morte acompanha um homem que vive um período turbulento em sua vida, com demissão, traições, dívidas e humilhações, e decide tirar a própria vida. A própria entidade Morte, no entanto, fica furiosa com a decisão dele e o condena a morrer 12 vezes, em 12 vidas diferentes. Ele renasce cada vez como uma pessoa nova, com diferentes idades, classes sociais, personalidades e histórias. Em cada vida, ele precisa evitar a morte que está destinada a acontecer para não seguir um destino pior ainda.
Mistura de suspense e ação, esse dorama conta a história de dois jovens boxeadores que declaram guerra à uma organização criminosa de agiotas que tem a mãe de um deles sob controle por causa de uma dívida. Ao tentar ajudá-la, um dos garotos acaba se infiltrando nesse mundo sombrio, onde conhece um ex-agiota que agora se dedica a combater a organização; os dois se chocam ao ver como pessoas em situação de vulnerabilidade são as mais exploradas.
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Paola ZanonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?