(Foto: Divulgação/Apple TV+)
Decisão do adiamento não foi explicada pela empresa, mas a medida ocorre em meio às consequências do assassinato de Charlie Kirk
A atriz Jessica Chastain veio a público para manifestar seu desacordo com o Apple TV+ a respeito da decisão de adiar o lançamento de sua nova série de suspense, A Especialista. O serviço de streaming optou por suspender a estreia do programa, que estava agendada para 26 de setembro, apenas três dias antes de ir ao ar, uma atitude que a estrela principal declarou não estar “alinhada” com sua visão.
Embora a atriz vencedora do Oscar valorize sua parceria com a Apple e respeite profundamente a equipe, ela enfatizou a relevância urgente do tema abordado pela série. A Especialista (originalmente The Savant) acompanha uma investigadora disfarçada que se infiltra em grupos de ódio online com o objetivo de impedir extremistas domésticos antes que eles cometam atos de violência.
A decisão do adiamento, anunciada pelo Apple TV+ com uma nota dizendo apenas que “após cuidadosa consideração, tomamos a decisão de adiar A Especialista”, não teve sua motivação explicada pela empresa. No entanto, a medida ocorre em meio às consequências do assassinato do comentarista político de direita Charlie Kirk, ocorrido em 10 de setembro em um campus universitário de Utah.
O tema central de A Especialista, que aborda a prevenção de ataques extremistas domésticos, é considerado o principal motivo para a mudança de última hora. A trama inclui imagens que poderiam ser gatilhos após o assassinato de Kirk, como a representação de um atirador em ação e o bombardeio de um prédio governamental. Além disso, o adiamento ocorre em um período de instabilidade crescente nos Estados Unidos, que viu recentemente o tiroteio em um escritório de uma afiliada da ABC em Sacramento, Califórnia.
O post de Jessica Chastain no Instagram sobre o adiamento da série
(Reprodução/Instagram)
Jessica Chastain, que interpreta a investigadora “A Especialista” (Jodi Goodwin, uma veterana militar da Anti-Hate Alliance), usou sua conta no Instagram para listar diversos incidentes de violência ocorridos nos EUA nos últimos cinco anos –incluindo o ataque ao Capitólio, a tentativa de sequestro da governadora Gretchen Whitmer, o assassinato de Charlie Kirk e mais de 300 tiroteios em escolas– para argumentar que a série é “infelizmente relevante”.
A Especialista é baseada em uma história real de 2019 da Cosmopolitan sobre um investigador conhecido como “K” ou “The Savant”, que dedicava seu trabalho a impedir potenciais assassinos em massa.
Apesar de respeitar a decisão da Apple de pausar o lançamento por enquanto, Chastain afirmou que a série “é sobre os heróis que trabalham todos os dias para interromper a violência antes que ela aconteça, e honrar a coragem deles parece mais urgente do que nunca”. Ela expressou a esperança de que o programa chegue ao público em breve.
A crítica de TV da revista norte-americana Variety, Aramide Tinubu, reforçou a controvérsia, argumentando que A Especialista seria “precisamente o tipo de programa que a América precisa agora” e que, ao adiar o projeto, o Apple TV+ pode estar cedendo a pressões. A série, produzida por Melissa James Gibson, Chastain e Kelly Carmichael, estava pronta para estrear, mas permanece sem data definida após o adiamento.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?