Divulgação/Sony Pictures
A produção alemã, que está concorrendo a melhor filme estrangeiro, mistura o caos com a sutileza
A Sala dos Professores chega aos cinemas nesta quinta-feira (29). Apesar de ter o prestígio de uma indicação ao Oscar 2024, o filme alemão tem uma tarefa difícil pela frente: competir com Duna: Parte Dois. Mesmo assim, a produção nomeada na categoria de melhor longa estrangeiro pode chamar a atenção pelo estilo diferente. Fora de Hollywood, a trama usa o caos, suspense e a sutileza para entreter e entregar reflexões distintas ao público.
O filme alemão conta a história de Carla Nowak (Leonie Benesch). A professora de matemática e física tenta manter uma relação compreensiva com seus alunos. Apesar de ser seu primeiro trabalho, a protagonista mostra ótimo controle de classe e consegue conectar-se com os estudantes. No entanto, o clima na escola muda rapidamente com pequenos furtos.
Quando uma série de roubos acontece na escola, Carla precisa estar no meio da situação. O motivo? Um de seus alunos é suspeito do crime. A protagonista, então, tenta investigar por conta própria. Mas, de forma infeliz, o caso toma uma proporção fora do imaginado –o que afeta o comportamento dos pais e, especialmente, dos jovens estudantes.
Com a escola de pano de fundo, A Sala dos Professores tem espaço para tratar de diversos problemas da sociedade. A trama europeia traz reflexões necessárias, mas de forma sutil. O diretor Ilker Çatak não joga na cara do público a principal mensagem que ele quer passar.
O filme indicado ao Oscar trata sobre racismo, xenofobia, bullying e poder da desinformação. A Sala dos Professores joga os holofotes em uma discussão importante para a população mundial: a educação. A trama aborda o descaso e preconceito de funcionários da escola, além de promover reflexões sobre a segurança dos jovens e dos professores.
O novo filme consegue ter elementos únicos e bem distintos das produções de Hollywood. Caso as gigantes da indústria quisessem abordar o tema tiroteio nas escolas, nenhuma faria do jeito sutil e extremamente necessário como A Salas dos Professores. Os grandes estúdios precisam estudar o cinema fora da América do Norte, especialmente as produções indicadas ao Oscar.
A Sala dos Professores também conta com Leonard Stettnisch, Rafael Stachowiak, Anne-Kathrin Gummich, Eva Löbau, Michael Klammer e Canan Samadi no elenco. Assista abaixo ao trailer na íntegra:
Trailer de A Sala dos Professores
Leonard Stettnisch no novo filme alemão
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?