Foto: Reprodução/Netflix
Produção polonesa conta a história de um naufrágio que matou 55 pessoas
Desde que chegou ao catálogo da Netflix no final de outubro, a minissérie polonesa O Naufrágio do Heweliusz tem chamado a atenção dos assinantes e chegou até a ficar entre as 10 séries mais vistas da plataforma. Com apenas cinco episódios, a história é baseada em uma tragédia que aconteceu na Europa em 1993.
Maior produção polonesa da Netflix até hoje, a minissérie traz uma nova perspectiva sobre o acidente que acabou vitimando 55 pessoas e a luta de familiares enlutados por justiça, tornando os episódios viciantes. Essa é uma escolha perfeita fãs de suspense que estão buscando uma rápida maratona.
A minissérie da Netflix foi baseada no náufrago que ficou conhecido como o maior desastre náutico da Polônia. Em 13 de janeiro de 1993, a tripulação à bordo do Jan Heweliusz enfrentou uma grande tempestade, com ventos que chegavam a 180 km/h, e mesmo assim decidiu manter a rota.
A balsa era usada para transporte de grandes cargas há mais de 10 anos, mas recentemente, havia passado por reparos improvisados. Com a embarcação ameaçando virar, a tripulação tomou medidas fora das regulamentações na tentativa de manter o equilíbrio, mas não adiantou. As condições climáticas também atrasaram respostas ao pedido de socorro em mais de uma hora.
Das 64 pessoas que estavam a bordo, 55 morreram, principalmente de hipotermia, já que a água do mar estava estimada em dois graus. Durante um inquérito instaurado para determinar os responsáveis pelo acidente, foi descoberto que o Heweliusz transportava caminhões não identificados e cargas seladas, com documentos sigilosos.
O capitão foi considerado culpado por seus erros humanos, revoltando os familiares das vítimas, que receberam uma indenização do governo polonês apenas em 2005, após precisarem levar o caso à Corte Europeia de Direitos Humanos.
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Paola ZanonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?