FILMES E SÉRIES

Capa lançamentos do cinema em 2022

Fotos: Divulgação / Arte: Tangerina

Lançamentos

Vikings, dinos e deuses: O que ainda será lançado no cinema em 2022

De O Homem do Norte a Adão Negro, a agenda de lançamentos de 2022 ainda promete dar muito o que falar nas salas de cinema do mundo todo

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Não foi em 2021 que a pandemia acabou, adiando os planos de recuperação total da indústria do cinema. Entramos em 2022 e a variante Ômicron apareceu como mais uma pedra no sapato da produção cultural mundial. Mas há sinais de que o pulso ainda pulsa. É só ver as arrecadações astronômicas de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que superou a barreira do US$1 bilhão e de Batman, que chegou bem perto disso. E Doutor Estranho no Multiverso da Loucura tem tudo para se juntar a essa dupla. Ou seja, a luz no fim do túnel da agenda de lançamentos.

Com a pandemia um pouco mais controlada –mas não esqueça de usar máscara em ambientes fechados–, a guerra enfrrentada pelo setor do entretenimento começa a chegar a um fim favorável. Tanto que, em termos cinematográficos, o ano está recheado de estreias muito aguardadas. De mega blockbusters como Jurassic World: Domínio, a fortes candidatos a cults, como The Northman e Elvis, de Robert Eggers e Baz Luhrmann, respectivamente. O primeiro, uma filme sobre a sangrenta vingança de um viking, enquanto o outro é um musical sobre a vida e carreira do Rei do Rock, Elvis Presley.

E olha que ainda tem a estreia do veterano Martin Scorsese em faroestes, a versão mais “realista” de Buzz Lightyear, o retorno de Avatar… Muita coisa boa ainda nos aguarda nas salas de cinema em 2022.

Bora conhecer os filmes

MAIO

12/5 – O Homem do Norte
Dir. Robert Eggers

Trailer de O Homem do Norte

Saga viking do diretor de A Bruxa e O Farol pode ser a grande surpresa de 2022

Mesmo com apenas dois longas no currículo, no caso A Bruxa (2015) e O Farol (2019), o cineasta Robert Eggers já tem moral para gerar hype suficiente com seu novo filme. Mas a coisa pegou fogo mesmo após o lançamento do trailer de O Homem do Norte, um filme de vingança viking que empolgou os amantes de épicos. E como ele já estreou lá fora com uma ótima recepção, a expectativa está lá em cima.

12/5 – O Peso do Talento
Dir. Tom Gormican

Cena do filme O Peso do Talento

Trailer de O Peso do Talento

Nicolas Cage tira sarro de si mesmo em uma comédia recheada de autorreferências

Nicolas Cage é uma das maiores figuras da história de Hollywood. Já ganhou um Oscar de melhor ator em 1996 por Despedida em Las Vegas (1995) e tem muitos filmes respeitados no currículo, mas também é conhecido por uma série quase interminável de porcarias de gosto pra lá de duvidoso. Isso sem falar nas muitas confusões que se mete em sua vida pessoal cheia de bizarrices. Isso daria um filme, não acha? E deu! A comédia O Peso do Talento é pura diversão escapista onde o ator não cansa de tirar sarro de si mesmo. Na trama, Nicolas Cage (interpretando a si mesmo) acaba topando participar de uma festa de um empresário espanhol bilionário que diz ser seu fã número um.

26/5 – Top Gun: Maverick
Dir. Joseph Kosinski

Trailer de Top Gun: Maverick

Será que essa grande sessão nostalgia consegue o título de guilty pleasure do ano?

Era para ser a maior sessão nostalgia de 2021, mas o retorno de Tom Cruise andando de moto no pôr-do-sol, jogando vôlei de jeans sem camisa e pilotando jatos da forma mais irresponsável possível como Maverick ficou para 2022. No mais, é bem isso mesmo: candidatíssimo a guilty pleasure do ano.

JUNHO

2/6 – Jurassic World: Dominação
Dir. Colin Trevorrow

Cena de Jurassic World: Domínio

Trailer de Jurassic World: Dominação

Duas gerações de Jurassic Parque em um só filme? Queremos!

O novo filme da franquia que, contra todas as probabilidades, segue muito popular, reunirá no mesmo espaço duas gerações desse universo criado por Steven Spielberg lá em 1993. Laura Dern e Sam Neill encontram Bryce Dallas Howard e Chris Pratt. Com o Jeff Goldblum no meio, para dar liga.

16/6 – Lightyear
Dir. Angus MacLane

Cena de Buzz Lightyear

Trailer de Lightyear

Chris Evans segue para o alto e avante após deixar para trás o Capitão América

Tudo indicava que a franquia Toy Story tinha acabado, mas como diria Buzz Lightyear, os executivos da Disney pensam apenas no “infinito e além”. E quem melhor para personificar essa versão “realista” do astronauta de brinquedo que o próprio Capitão América Chris Evans? É ver para crer.

JULHO

7/7 – Thor: Love and Thunder
Dir. Taika Waititi

Thor (Chris Hemsworth) e Korg (Taika Waititi) em cena de Thor: Amor e Trovão

Teaser de Thor: Love and Thunder

Filme mostra o deus do Trovão à procura de um novo sentido para sua vida

De tentativa desesperada de salvar os filmes solo do Thor, Thor: Ragnarok acabou se tornando um dos mais queridos filmes dos fãs do MCU. Só isso já faz com que sua sequência seja um dos títulos mais esperados de 2022. Mas, além do retorno do humor peculiar de Taika Waititi, teremos a volta de Natalie Portman como Jane Foster. E empunhando o Mjolnir (o martelo do Thor)! Quer mais? Que tal uma participação dos Guardiões da Galáxia e Christian Bale como vilão? Promete.

14/7 – Elvis
Dir. Baz Luhrmann

Cena do filme Elvis

Trailer de Elvis

Austin Butler promete requebrar tudo como o Rei do Rock no novo musical de Baz Luhrmann

Com première marcada para o prestigiado Festival de Cinema de Cannes (de 17 a 28 de maio), o retorno do cineasta australiano Baz Luhrmann tem tudo pra causar. Para quem acha que o filme é uma cinebiografia musical do Rei do Rock, o diretor já avisou que não é bem isso. “É uma história sobre os Estados Unidos nos anos 1950, 60 e 70 e de como Elvis Presley impactou a cultura desse período”, disse Luhrmann no painel da Warner na na última edição da CinemaCon, que aconteceu no final de abril.

21/7 – Não! Não Olhe!
Dir. Jordan Peele

Trailer de Não! Não Olhe!

O perigo vem de cima no novo terror do diretor Jordan Peele

Até o dia 13 de fevereiro, quando foi lançado o primeiro trailer do terceiro longa do diretor Jordan Peele, nada concreto se sabia sobre Não! Não Olhe! Mas se antes mesmo de saber alguma coisa, as expectativas já estavam altas, imagine só quando nos foi revelado que o perigo está nas nuvens?! Keke Palmer e Daniel Kaluuya são Jill e James Haywood, donos de um rancho especializado em treinar cavalos para produções de Hollywood. Tudo seguia normal com eles e seus cavalos até que coisas estranhas começam a acontecer nos arredores da propriedade. Como uma ameaça que vem do céu. Seriam extraterrestres? Castigo divino? Também estão confirmados no elenco Steven Yeun (da série The Walking Dead e do filme Minari) e Barbie Ferreira (da série Euphoria).

OUTUBRO

6/10 – Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Parte 1
Dir. Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson

Teaser de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso - Parte 1

Prepare-se para mais uma boa dose de Miles Morales e Spider-Gwen

Uma das maiores e melhores surpresas de 2018, Homem-Aranha: No Aranhaverso conquistou os corações de crítica e público ao utilizar — com muito estilo — o conceito do multiverso nas aventuras do Miranha antes da Marvel. E, de quebra, ainda levou o Oscar de melhor animação de 2019. Claro que o hype para ver Miles Morales e Spider-Gwen novamente está altíssimo. Principalmente depois do lançamento de um trailer no finalzinho de 2021.

13/10 – Halloween Ends
Dir. David Gordon Green

Halloween - um clássico de John Carpenter

Trailer de Halloween Ends

Será que Mike Myers vai realmente deixar Laurie Strode finalmente em paz?

Será realmente o fim definitivo da saga do assassino inexpressivo Mike Myers pelas mãos de Laurie Strode (interpretada pela rainha do grito Jamie Lee Curtis)? Pelo menos é o que o título de David Gordon Green promete fazer, e com requintes de crueldade.

20/10 – Adão Negro
Dir. Jaume Collet-Serra

The Rock vive o novo anti-herói do universo cinematográfico da DC, o Adão Negro

Teaser de Adão Negro

Te cuida Shazam!, The Rock chegou para abalar as estruturas do universo DC

Ninguém está mais ansioso pela estreia de Adão Negro que sua própria estrela. Dwayne “The Rock” Johnson já tinha um contrato assinado para interpretar o anti-herói arqui-inimigo de Shazam desde 2014. A trama ainda é uma incógnita, mas o diretor espanhol Jaume Collet-Serra tem um belo currículo de filmes “cringe” de respeito, como A Órfã, Sem Escalas e Águas Rasas.

NOVEMBRO

10/11 – Pantera Negra: Wakanda Forever
Dir. Ryan Coogler

Logo de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre Dir. Ryan Coogler é a única imagem ilustrativa do filme até aqui

Divulgação

Uma das sequências mais esperadas do MCU, Pantera Negra vem sofrendo com uma série de problemas que podem até fazer com que o filme não seja lançado em 2022. Além da morte precoce do intérprete do herói, Chadwick Boseman, vítima de um câncer de cólon aos 43 anos, a Marvel ainda teve de lidar com o fato da atriz Letitia Wright ser uma militante antivacina. Shuri, sua personagem na franquia, seria substituta do irmão T’Challa para assumir a identidade do Pantera Negra. Isso sem falar que as filmagens foram paralisadas em agosto de 2021 devido a uma grave lesão que Wright sofreu durante as gravações de uma cena de ação. E no final de janeiro de 2022, mais uma parada. O problema afora foi um surto de covid no elenco. Tá difícil, mas a Disney ainda mantém a data de 11 de novembro para a estreia.

DEZEMBRO

15/12 – Avatar: O Caminho das Águas
Dir. James Cameron

Zoe Saldana em cena de Avatar

Teaser de Avatar: O Caminho das Águas

Pronto para voltar ao mundo de Avatar depois de 13 anos de espera?

A aguardada sequência de Avatar, filme de maior bilheteria de todos os tempos, virou quase uma lenda urbana. Prometido pelo cineasta James Cameron há quase uma década e meia, Avatar 2 tem previsão de chegar aos cinemas no finalzinho de 2022. A trama já foi até revelada. Nela, Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) formaram uma família em Pandora, mas terão de deixar seu lar quando antigos inimigos retornam. O elenco traz algumas boas novidades, como Kate Winslet, Michelle Yeoh e Edie Falco (a eterna Carmela Soprano da série Família Soprano).

AINDA SEM DATA CERTA

The Killer
Dir. David Fincher

Michael Fassbender em cena de O Conselheiro do Crime (2013). Ainda não há imagens de The Killer (2022)

Divulgação

Depois de ser engavetado por mais de uma década na Paramount, os direitos do projeto do novo filme do cineasta David Fincher (de Seven: Os Sete Crimes Capitais, Clube da Luta e A Rede Social) foram adquiridos pela Netflix e a produção estrelada por Michael Fassbender como um matador de aluguel começou a andar em novembro de 2021. O projeto marca o retorno da parceria do diretor com Andrew Kevin Walker, roteirista de Seven. Ou seja, espere algo macabro.

The Killers of the Flower Moon
Dir. Martin Scorsese

Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio em cena de The Killers of the Flower Moon (2022)

Divulgação

Projeto que sucede o ambicioso O Irlandês, que recebeu 10 indicações ao Oscar em 2020, The Killers of the Flower Moon marca a primeira colaboração do veterano cineasta de 79 anos com a Apple em seu primeiro faroeste da carreira. Para tal, ele conta com velhas parcerias, como a dos atores Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, e a genial editora Thelma Schoonmaker. A história gira em torno da investigação de uma série de assassinatos de membros da tribo Osage na década de 1920.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal