Divulgação/Warner Bros
Longa sobre a criação da Air Jordan é estrelado por Matt Damon, Ben Affleck e Viola Davis; confira bate-papo da Tangerina com o elenco
Inspirado em eventos reais, Air: A História Por Trás do Logo (2023) retrata os incríveis detalhes de bastidores da criação da Air Jordan, icônica marca de tênis criada pela Nike em parceria com o astro do basquete Michael Jordan. Dirigido por Ben Affleck, o longa precisou cumprir algumas condições impostas pelo ex-atleta para ser realizado.
A trama é centrada em Sonny Vaccaro (Matt Damon), o executivo de marketing da Nike que viu em Michael Jordan uma oportunidades para salvar a divisão de basquete da empresa. O contato entre as partes teve início antes mesmo da estreia do astro na NBA, resultando em um acordo sem precedentes e que mudou a história da relação entre atletas e patrocinadores.
Conhecido por ser protetor com o seu legado e detentor de forte personalidade, Jordan se encontrou com Affleck para discutir as ideias do diretor para o projeto. De indicação de atores para o elenco a detalhes essenciais sobre a história que culminou no nascimento da Air Jordan, o maior astro da história do basquete mundial foi incisivo no que diz respeito a se manter fiel aos eventos reais.
“Eu realmente não entendia nada do filme, na verdade. Eu fui falar com Michael, tive pelo menos contato o suficiente para dizer: ‘Ei, posso ir te ver e conversar sobre isso?’. Porque, para ser sincero, do ponto de vista do respeito a ele, a sua família, a quem ele é, ao que ele significa… Ele não está no filme, ele não aparece. E, no entanto, isso invoca seu nome e uma parte de sua história à qual ele se opôs. Então, se ele dissesse ‘não faça isso’, eu simplesmente não faria isso”, contou Ben Affleck em bate-papo com jornalistas do qual a Tangerina participou.
Foi um pedido de Michael Jordan para que o cineasta vencedor do Oscar incluísse nomes como Howard White e George Raveling no roteiro. O primeiro também é ex-jogador da NBA e, segundo o astro, teve papel essencial na assinatura do acordo com a Nike –na época, Jordan se recusava a negociar com a empresa e tinha preferência pela alemã Adidas. Já o segundo treinou Michael nos Jogos Olímpicos de 1984 e sempre defendeu os interesses dos jogadores, sendo o primeiro a falar a Sonny Vaccaro sobre o grande jogador que seria Michael Jordan.
“Aprendi muito sobre ele, é um grande homem. O primeiro técnico negro a vencer um campeonato nacional. Então, quando li o monólogo, e o fato de ser real, o fato de ele ainda ter um discurso de sonho em sua posse, eu pensei que era um personagem incrível de se interpretar”, comentou Marlon Wayans, responsável por viver Raveling em Air.
Matt Damon e Viola Davis
Divulgação/Warner Bros
Considerada uma das grandes atrizes da atualidade, Viola Davis foi a escolhida para interpretar Deloris Jordan, mãe de Michael e chefe da família –segundo o próprio ex-atleta. A escalação da atriz vencedora do Oscar e do Emmy também foi uma exigência do astro, que via nela a melhor pessoa para retratar a força da matriarca e a influência que exercia sobre ele.
Foi Deloris, inclusive, quem convenceu Michael a assinar o contrato com a Nike. Ela topou se encontrar com Sonny Vaccaro para uma reunião e foi seduzida pelo discurso de que seu filho faria história na indústria. E foi exatamente o que aconteceu.
“A mulher é muito firme e quieta. Eu imagino que, mesmo quando ela fica brava, ela provavelmente é muito, muito estável. Envolver esse espírito em tudo foi um desafio para mim porque sou a mulher que sempre tem um chip no ombro. Eu chego de forma bombástica. Foi lisonjeiro, desafiador e simplesmente uma alegria trabalhar com Matt [Damon], Ben [Affleck] e todos esses atores incríveis. Eu e Julius [Tennon, que vive James Jordan, pai de Michael] ainda falamos sobre isso até hoje. Foi uma das maiores experiências da minha carreira”, completou Viola.
De acordo com Affleck, o ator deixou claro para Jordan que sua intenção nunca foi retratar o passo a passo de como o atleta assinou o contrato com a Nike. Embora o longa seja baseado em fatos, o diretor explicou que seria necessário contar a história em forma de fábula para encantar o público e fazer com que um conto sobre a criação de um tênis parecesse mais atraente do que realmente é.
“Eu disse [a Jordan]: ‘Isso não é historicamente preciso. Isso terá que ser uma espécie de fábula, uma parábola e uma história inspiradora, então eu vou tomar liberdades para deixá-lo com uma hora e 30 ou 40 minutos –mas não quero violar nada que seja fundamentalmente importante ou verdadeiro para você. Se você quiser, por favor, me diga o que são essas coisas, e eu prometo a você, será sacrossanto.”
Air: A História Por Trás do Logo estreia nos cinemas nesta quinta-feira (6). Assista abaixo ao trailer dublado:
Air: A História Por Trás do Logo
Trailer dublado
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?