Divulgação/Warner Bros. Discovery
Dirigido por Ben Affleck, filme sobre a história da Air Jordan já está em cartaz nos cinemas; confira bate-papo da Tangerina com o elenco
Diretor de Air: A História por Trás do Logo (2023), Ben Affleck sempre foi um entusiasta da história dos bastidores da criação da Air Jordan, icônica marca de tênis fruto da parceria entre a Nike e Michael Jordan. Para que o projeto ganhasse luz verde, no entanto, o ator precisou superar um obstáculo importante: conseguir a bênção do astro do basquete norte-americano.
Para o diretor, a aprovação de Michael Jordan era importante simplesmente para o projeto fazer sentido. Sem a “autorização” do ícone da NBA, o filme seria abortado.
Affleck viu a necessidade de conversar com Michael Jordan para explicar suas ideias para o filme e entender se estava no caminho correto. O cineasta vencedor do Oscar marcou uma reunião com o ex-atleta antes mesmo de iniciar a produção. Matt Damon, amigo de infância do diretor e astro do longa, confidencia alguns momentos do encontro entre as partes.
“Eu achei o roteiro [de Air] tão bom e não conhecia a história, então foi meio que passo a passo. Eu diria que o primeiro passo foi obter a bênção de Michael Jordan, até porque, você sabe, antes de ficarmos muito empolgados, Ben [Affleck] disse que deveríamos ir vê-lo. Eu e meus filhos estávamos planejando algo em Nova York e eu não pude ir. Então Ben foi para a Flórida para ver Michael”, conta o ator de 52 anos em bate-papo com jornalistas do qual a Tangerina participou.
Matt Damon e Viola Davis em cena de Air
Divulgação/Warner Bros
Foi na conversa com Affleck, inclusive, que Jordan fez algumas das exigências que moldaram completamente a história de Air. Além de cobrar a escalação de Viola Davis no papel de sua mãe, Deloris, o ex-atleta revelou a importância de algumas figuras de seu passado –direta e indiretamente– para a criação da Air Jordan, como Howard White e George Raveling, vividos respectivamente por Chris Tucker e Marlon Wayans no longa.
“Ele [Jordan] contou sobre Howard White e George Raveling e depois começou a falar sobre sua mãe e como ela também foi essencial para o acordo. Depois Ben me ligou e disse: ‘Sabe, Michael é um cara muito intimidador. Ele realmente intimida’. Ele é um ícone e todas aquelas coisas que nós ouvimos”, acrescenta.
Apesar de Michael Jordan ter aprovado a ideia de Affleck para o filme, a exigência do ator pela presença de Viola Davis colocou todo o projeto de Air em xeque. Segundo o ex-jogador, caso a atriz não estivesse no elenco, tudo iria por água abaixo.
“Ben disse que ele [Jordan] estava com um olhar em seu rosto quando falou sobre sua mãe que ele nunca tinha visto antes, e então foi assim que nos sentimos bem. Nós sabíamos que o filme estava certo. Foi aí que Ben disse: ‘A única má notícia é que temos que escalar Viola Davis. Se nós não conseguirmos Viola Davis, não poderemos fazer o filme’. Então foi aí quando começamos a pensar em como expandir o papel de Deloris.”
Assista ao trailer de Air: A História Por Trás do Logo:
Air: A História por Trás do Logo
Trailer dublado
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?