FILMES E SÉRIES

Jabari Banks em Bel-Air

Divulgação/Star+

REBOOT

Bel-Air: Sem Will Smith, nova Um Maluco no Pedaço estreia no Brasil

Reboot dramático do fenômeno Um Maluco no Pedaço, Bel-Air finalmente chega ao Brasil nesta quarta-feira (18) como parte do catálogo do Star+

André Zuliani

Reboot dramático do fenômeno Um Maluco no Pedaço (1990-1996), Bel-Air finalmente chega ao Brasil nesta quarta-feira (18), como parte do catálogo do Star+. Sem Will Smith no papel principal –o astro atua apenas como produtor executivo da atração–, quem assume o protagonismo é o novato Jabari Banks, ator escolhido a dedo em uma seleção que contou com vários jovens norte-americanos.

Exibido nos Estados pelo serviço de streaming Peacock, Bel-Air é uma reimaginação da sitcom com um viés mais dramático da história de Will Smith (Banks), jovem popular da Filadélfia que se vê obrigado a sair de sua cidade natal após entrar na mira de um criminoso. Com medo de perder o filho, a mãe de Will providencia uma passagem só de ida para Los Angeles, para que ele vá morar com seus tios ricos no luxuoso bairro de Bel-Air.

A ideia do reboot veio de um trailer feito por fãs e que viralizou nas redes sociais em 2019. Na ocasião, o cineasta independente Morgan Cooper reimaginou a abertura de Um Maluco no Pedaço, que explica (de maneira resumida) os motivos que levaram o protagonista Will Smith a se mudar de sua amada “Philly” para Los Angeles. Em Bel-Air, esta história ganha novas camadas.

Na trama, Will é o astro de basquete do seu colégio e querido por toda a região. Com uma bolsa de estudos para a faculdade praticamente assegurada, ele tem um futuro brilhante pela frente. No entanto, seus planos vão por água abaixo quando ele confronta Rashad (Eazy the Block), líder de uma perigosa gangue, após vencer um jogo contra um dos amigos do vilão.

Com Will jurado de morte pelo bandido, Viola (April Parker Jones), mãe do protagonista, o obriga a fazer as malas e se mudar prontamente para Bel-Air. Lá, ele fica sob os cuidados dos tios milionários Philip (Adrian Holmes) e Vivian Banks (Cassandra Freeman). E é aí que a trama do reboot se entrelaça com a de Um Maluco no Pedaço.

Agora em Los Angeles, Will volta a se reconectar com os primos Hilary (Coco Jones), Carlton (Olly Sholotan) e Ashley (Akira Akhar). Como um peixe fora d’água, ele sente dificuldades para se enturmar na nova realidade, mas aos poucos vai conquistando o seu espaço e o coração daqueles que o cercam –assim como Smith fez na série original que o levou ao estrelato.

Se em Um Maluco no Pedaço a história de Will era predominante contada sob um olhar cômico, em Bel-Air a roupagem dramática se intensifica. Mais violento e intenso do que a original, o reboot troca as risadas da sitcom para dar lugar a uma narrativa que explora racismo e questões sociais de maneira muito mais explícita.

O novo formato também influencia na característica dos personagens. Carlton deixa de ser o baixinho azarado para se tornar uma jovem estrela de lacrosse e figura querida entre seus pares. Hilary, que na versão original fazia a vez da gostosona ignorante, passa a ser uma influencer negra e empoderada que luta para tornar o mundo um lugar melhor. Já Geoffrey (Jimmy Akingbola) evolui do mordomo de língua ácida para o administrador da mansão e braço direito de tio Phil.

Grande figura de Um Maluco no Pedaço, a versão de Phil vivida por Holmes talvez seja a que mais se assemelha à da série clássica. Com estilo paternal sem passar pano, o tio de Will não poupa esforços nem discursos para que seu sobrinho se torne um homem de verdade. A ligação entre os dois segue sendo um dos pontos fortes da trama.

Para os fãs da sitcom, Bel-Air pode ser estranha no início, mas tem força o bastante para seguir o seu próprio caminho. Conquistar os admiradores de Um Maluco no Pedaço não é uma tarefa fácil, mas a primeira temporada faz um ótimo trabalho ao reimaginar o que deu certo na anterior ao mesmo tempo em que cria a própria identidade. E, claro, há algumas surpresas muito agradáveis para aqueles que estão sempre à espera de referências e “fan services” da série original.

Com uma segunda temporada já confirmada pelo Peacock, a história de Will e a família Banks vai continuar agraciando os fãs da franquia com histórias por pelo menos mais um ano.

Assista ao trailer legendado oficial de Bel-Air:

Jabari Banks em Bel-Air

Bel-Air

Assista ao trailer legendado oficial de Bel-Air

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal