Divulgação/A24
Ator ganhou vários quilos para interpretar personagem que pode lhe render a estatueta do Oscar
O sucesso de Brendan Fraser em A Baleia (2022) não diz respeito apenas à incrível atuação que pode lhe render a sua primeira estatueta do Oscar. A chocante transformação passada pelo ator, que engordou muitos quilos para interpretar o personagem principal do filme, também chamou a atenção do público e dos críticos.
A transformação física passada por Fraser surpreende, mas está longe de ser a primeira. Ao longo das décadas, vários atores e atrizes mergulharam de cabeça em seus projetos e aceitaram fazer modificações para ficarem ainda mais fiéis às características de seus personagens.
Entre os vários exemplos espalhados pela cultura pop estão artistas que ganharam ou perderam peso, assim como outros que viraram “ratos” de academia para ficar com o corpo musculoso para viver heróis do cinema. Em certos casos, cada transformação é mais surpreendente do que a outra.
Pensando nisso, a Tangerina preparou uma lista com cinco transformações chocantes do cinema para quem ficou admirado com o trabalho de Brendan Fraser em A Baleia:
Brendan Fraser em A Baleia
Divulgação/A24
O primeiro exemplo da lista não poderia ser outra pessoa que não o artista do momento. Favoritíssimo para ganhar o Oscar 2023 de melhor ator, Brendan Fraser passou por uma transformação surpreendente para viver o professor obeso Charlie de A Baleia.
Para viver o personagem, que sofre de obesidade mórbida e pesa 272 quilos, Fraser engordou cem quilos e usou próteses que pesavam até 136 kg. Se nos anos 1990 o ator era um dos astros de ação mais cobiçados da indústria, é quase surreal imaginar um galã passar por este nível de transformação.
Confira abaixo um vídeo da transformação feita em Brendan Fraser para A Baleia:
Christian Bale perdeu peso para estrelar O Operário
Divulgação/Paramount Classics
Vencedor de um Oscar, Christian Bale (Batman Begins) já passou por mais de uma transformação para interpretar um personagem no cinema. Assim como Brendan Fraser, o ator galês de 49 anos engordou bastante para viver o ex-vice-presidente norte-americano Dick Cheney em Vice (2018).
Se ganhar muito peso parece um esforço surreal para assumir um papel, emagrecer de forma surpreendente não fica para trás. No caso de Bale, ele perdeu quase 30 quilos para viver Trevor Reznik, protagonista de O Operário (2004) que sofria de uma grave insônia. Segundo o próprio ator, sua dieta incluía comer apenas uma maça e uma lata de atum por dia durante quase cinco meses.
Charlize Theron em Monster: Desejo Assassino
Divulgação/Newsmarket
Uma das transformações mais dignas de nota foi a de Charlize Theron para interpretar a serial e ex-prostituta Aileen Wuornos em Monster: Desejo Assassino (2003), papel que lhe rendeu o seu primeiro e único prêmio no Oscar de melhor atriz. Antes de atuar no longa, a atriz era conhecida por seu porte atlético e precisou ganhar peso, além de mascarar o rosto com maquiagem e dentes protéticos.
“A maior parte da minha carreira eu tentei me transformar em personagens. Isso foi apenas mais extremo”, disse Charlize em entrevista ao site Screen Rush. “Tive cerca de três meses para ganhar peso. Nunca discutimos isso de ‘vou ganhar 30 quilos’, porque não estava tentando parecer gorda. Não foi tão difícil. Só não disse ‘não’ para rosquinhas Krispy Kreme ou qualquer coisa cheia de creme. Também desisti de me exercitar.”
Jared Leto ganhou um Oscar por Clube de Compras Dallas
Divulgação/Focus Features
Ator de talento reconhecido e vocalista do grupo Thirty Seconds to Mars, Jared Leto viu a sua carreira de atuação subir para outro patamar após coestrelar o elogiadíssimo Clube de Compras Dallas (2013). O longa rendeu uma estatueta do Oscar para Matthew McConaughey (melhor ator) e Leto (melhor ator coadjuvante).
No longa, Jared Leto viveu Rayon, uma mulher trans que precisa lutar pela vida após ser diagnosticada com Aids. Parar assumir o papel, o ator e cantor perdeu quase 20 quilos e ficou praticamente irreconhecível, com o físico sem qualquer semelhança com o porte atlético que o astro sempre exibiu.
“Eu parei de comer. Não foi uma coisa fácil de se fazer. Foi algo entre 13 e 18 quilos, parei de contar depois de um tempo. Isso muda o jeito que você anda, o jeito que se senta e até o que pensa”, contou Leto em entrevista ao site TheWrap.
Robert De Niro irreconhecível em Touro Indomável
Divulgação/United Artists
Considerado um clássico do cinema norte-americano, Touro Indomável (1980) rendeu o segundo Oscar da carreira de Robert De Niro (O Irlandês) e o primeiro como melhor ator. Dirigido por Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street), o filme também ficou marcado pela transformação física pela qual passou o seu protagonista.
Na trama, De Niro interpreta o boxeador Jake La Motta. Para viver o personagem, o ator entrou em forma e ganhou músculos, visual com o qual aparece em grande parte do filme. A grande mudança, no entanto, acontece na parte final da narrativa.
O longa de Scorsese mostra La Motta no auge da carreira e após se aposentar, o que significa uma mudança radical em seu físico. Para interpretar o personagem mais velho, De Niro passou semanas na Itália se alimentado de forma nada saudável e ganhou quase 30 quilos. No final, o ator ficou quase irreconhecível.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?