FILMES E SÉRIES

Dave Chappelle e Ricky Gervais

Divulgação/Netflix

TED SARANDOS

Chefão da Netflix defende comediantes após piadas transfóbicas

Dave Chappelle e Ricky Gervais causaram polêmica com comentários em especiais de comédia

André Zuliani

Ted Sarandos, chefão da Netflix, voltou a defender os comediantes Dave Chappelle e Ricky Gervais após o segundo causar polêmica por fazer piadas transfóbicas em Supernatureza, novo especial de comédia do serviço de streaming. O CEO da plataforma validou os comentários dizendo que a dupla tem liberdade artística em seus shows.

Em entrevista ao jornal The New York Times, Sarandos afirmou ter se surpreendido com a reação negativa do público com os comentários feitos pela dupla, mas não hesitou em defender Chappelle. No ano passado, o executivo chegou a pedir desculpas por “passar pano” pelas piadas transfóbicas feitas pelo humorista no especial Encerramento (The Closer), também da Netflix.

“A única maneira de comediantes entenderem o que é aceitável é ultrapassando alguns limites de vez em quando. Eu acho que é muito importante para a cultura norte-americana ter liberdade de expressão”, pontuou.

“Estamos com uma programação para pessoas diversas que têm opiniões e estilos diferentes, mas não estamos fazendo tudo para todos. Queremos algo para todos, mas nem tudo vai ser para todos”, acrescentou.

No caso de Chappelle, cujos comentários deram origem a uma passeata de funcionários da Netflix da comunidade LGBTQIA+ contra o posicionamento da plataforma, Sarandos afirmou não ter sido um grande desafio defendê-lo. Para o chefão, foi uma oportunidade para as pessoas –incluindo o comediante– colocarem seus princípios em jogo.

“Foi uma oportunidade de pegar alguém, como no caso de Dave, que é, em todos os aspectos, o comediante da nossa geração, o comediante mais popular da Netflix com certeza. Ninguém diria que o que ele faz não é consciente ou inteligente. Você simplesmente não concorda com ele”, acrescentou.

Apesar de não se aprofundar na polêmica envolvendo Gervais, Sarandos afirmou que suas opiniões sobre o problema com Chappelle também se aplicam ao comediante britânico. Criador da versão original de The Office (2001-2003), Gervais recebeu uma chuva de críticas por fazer piadas transfóbicas, mas revelou já esperava tal reação do público em entrevista à revista Entertainment Weekly.

“Todo mundo vai reclamar de tudo o que está ali [no especial da Netflix]. Toda e qualquer fala, alguém vai reclamar. Eu nem sei o que dizer, de verdade. Para mim não tem nada controverso nisso, são apenas piadas”, argumentou.

Os especiais de comédia de Dave Chappelle e Ricky Gervais já estão disponíveis no catálogo da Netflix no Brasil.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?