Divulgação/NBC
David Graziano assumiu a função de showrunner da atração em junho deste ano; ele sofreu acusações de mais de uma dúzia de funcionários
Law & Order: SVU atravessa uma grave crise nos bastidores. Chefão da atração hit da rede NBC, o showrunner David Graziano foi acusado por mais de uma dúzia de testemunhas de promover bullying e misoginia no set da série.
De acordo com fontes ouvidas pelo jornal Los Angeles Times, Graziano é conhecido por manter um ambiente tóxico nos bastidores. Veterano da franquia após anos trabalhando como produtor e roteirista, ele assumiu a função de showrunner em junho.
Entre as informações obtidas pela publicação, Graziano é acusado de maltratar funcionários subordinados, ser volátil, ficar com raiva rapidamente e fazer comentários inapropriados e humilhantes em relação a mulheres e pessoas não brancas.
Haley Cameron, uma coordenadora de roteiro que saiu de SVU pouco depois de Graziano assumir o comando, supostamente escreveu em um texto distribuído internamente que seu ex-chefe “é um homem pouco profissional, egocêntrico e imaturo”. Ela acrescentou: “Estou nessa indústria há muito tempo e nunca experimentei uma misoginia tão pura e masculina”. Questionada pelo LA Times, ela se recusou a comentar as acusações.
As denúncias contra Graziano começaram antes de ele assumir a posição de showrunner no spin-off de Law & Order. Amy Hartman, que trabalhou como coordenadora de roteiro ao lado do produtor na fracassada Coyote (2021), também teria escrito uma carta acusando o atual chefão de SVU de manter um ambiente tóxico no set. No texto, ela disse que “nunca fugiu tão rápido de uma oportunidade de trabalho”.
Ao Los Angeles Times, Amy deu mais detalhes de sua experiência ao trabalhar com Graziano. “Todos os dias eu lutava ou fugia. Estou completamente chocada por ele estar trabalhando novamente, e justo em SVU”. David James, que também trabalhou em Coyote como coordenador, acrescentou: ‘Foi facilmente o pior trabalho que já tive em Hollywood. Achei que depois dessa série, ninguém daria [a Graziano] outra atração para ele comandar.”
Após as acusações se tornarem públicas, uma representante de David Graziano negou quaisquer más condutas do showrunner dentro do set de Law & Order: SVU. No texto, ela descreve as denúncias como falsas.
“A implicação de que o Sr. Graziano criou um ambiente de trabalho hostil, é sexista, inapropriado e pouco profissional é falsa. Também é absolutamente falso que Graziano atacava as pessoas”. Segundo a representante, o showrunner “geralmente estava de mau humor porque sentia uma dor terrível devido a três discos colapsados no pescoço. Embora ele não veja sua dor como uma desculpa, é uma explicação, e ele se arrepende de ter atacado.”
Em outro comunicado, enviado à revista Entertainment Weekly, David Graziano não negou as acusações e explicou ter passado por abusos sofridos durante a infância por parte de sua mãe e de um padre católico.
“Embora seja fácil e conveniente, recuso-me a culpar algum comportamento passado pelo abuso que sofri e aprendi quando criança nas mãos de um padre católico e também de minha própria mãe. Para quem já trabalhou como showrunner ou em uma sala de roteiristas, você deve se basear e usar sua própria experiência. Particularmente, para um programa como Law & Order: SUV, infelizmente tenho muito o que usar e com isso trago muita emoção. Tudo o que qualquer um de nós pode fazer é evoluir e crescer. A mudança real é difícil e continuo trabalhando em mim mesmo.”
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?