Foto: Reprodução/Netflix
Jennifer Coolidge está no elenco de Bem-Vindos à Vizinhança, minissérie baseada em caso real
Para a alegria de quem é fã do gênero true crime, a Netflix vem investindo bastante em minisséries baseadas em crimes reais; não se trata de documentários, com entrevistas e imagens de arquivo. Se trata de obras com roteiros extremamente fiéis à realidade, com atores interpretando assassinos.
Uma das mais comentadas fez parte da série Monstros e mostrou o caso dos irmãos Menendez, que mataram os próprios pais. A série, no entanto, também mostrou o lado dos assassinos, que alegam ter sofrido abusos sexuais nas mãos dos pais. A história causou uma reviravolta na opinião popular e até fez o caso ganhar um novo julgamento para tentar reverter a pena de prisão perpétua.
Confira, a seguir, cinco séries dramáticas, originais da Netflix, baseadas em casos assustadores e reais:
Os Estados de Washington e Colorado, nos Estados Unidos, viveram casos de estupros em série entre 2008 e 2011. Mas no começo de tudo, uma jovem foi acusada de falsa denúncia de estupro. A polícia, no entanto, passou a investigar inúmeros casos assustadoramente parecidos, o que acabou, finalmente, dando voz a Marie, interpretada por Kaitlyn Dever na minissérie Inacreditável (2019).
Uma família de Nova Iorque resolve deixar para trás a vida agitada da cidade grande e se muda para uma casa no subúrbio que parece perfeita. Os novos moradores, no entanto, logo percebem que a vizinhança não é tão amigável quanto o esperado, mas o pior é que a família passa a receber cartas anônimas de alguém que parece estar os observando o tempo todo, com ameaças obscuras. Bem-Vindos à Vizinhança (2022), com Jennifer Coolidge no elenco, prende do começo ao fim.
O assassinato de Asunta, de apenas 12 anos, revoltou a Espanha em 2013 com um desfecho inacreditável: os pais adotivos da garota chinesa, Alfonso Basterra e Rosario Porto, foram acusados pelo crime após análise de inúmeras provas. Até hoje, nenhum deles confessou, e o motivo do homicídio segue sendo o maior mistério do caso. Tristán Ulloa e Candela Grief interpretam o casal acusado na minissérie O Caso Asunta (2024).
Em agosto de 1989, José e Kitty Menendez foram encontrados brutalmente assassinados em sua própria mansão, no bairro de Beverly Hills. Pela violência do crime, a linha de investigação estava longe de passar pelos irmãos Lyle e Erik, filhos do casal, mas uma denúncia mudou tudo. Ambos foram presos, confessaram e cumprem pena até hoje.
Mas a minissérie Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais (2024), estrelada por Nicholas Alexander Chavez e Cooper Koch e que faz parte da coleção Monstros, da Netflix, também se baseia no horror que os irmãos alegam ter vivido nas mãos dos pais durante a infância e adolescência.
O assassinato de uma criança em 2004 assombrou a Suécia e permaneceu sem solução durante 16 anos. Mas o trabalho até então inovador de um genealogista, que se uniu a um detetive determinado, finalmente esclareceu o que aconteceu na cidade de Linköping antes que o caso fosse definitivamente encerrado. A história é narrada em A Grande Descoberta (2025), que conta com quatro episódios muito bem desenvolvidos diante da complexidade da investigação.
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Paola ZanonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?