Foto: Divulgação/Warner Bros.
O Último Ritual menciona Dan Rivera, que morreu em julho; ele era o manipulador da boneca na vida real
Invocação do Mal 4: O Último Ritual, o mais recente filme da franquia, presta uma homenagem póstuma a Dan Rivera, uma figura real com uma conexão significativa com a boneca Annabelle. Rivera, que era um investigador paranormal e o manipulador da boneca na vida real, é lembrado com uma dedicatória ao final dos créditos do filme.
O investigador morreu inesperadamente em julho deste ano, aos 54 anos, enquanto participava da turnê “Devils on the Run” com sua empresa, a New England Society for Psychic Research (NESPR).
Na última semana, o legista do Condado de Adams, na Pensilvânia, Francis Dutrow, confirmou que a causa da morte foi natural, relacionada a problemas cardíacos. Dutrow fez questão de esclarecer que Annabelle não estava presente no quarto no momento da morte, afastando teorias sobre um possível envolvimento da boneca.
O diretor de Invocação do Mal: O Último Ritual, Michael Chaves, descreveu a morte de Rivera como “realmente trágica”, afirmando à Entertainment Weekly que todos foram pegos de surpresa. Chaves destacou a importância de lidar com a homenagem da forma mais respeitosa possível, reconhecendo o desafio de separar a experiência de um filme de terror da triste realidade de uma morte inesperada.
Dan Rivera
(Foto: Divulgação)
A NESPR também expressou sua tristeza em uma declaração no Instagram, ressaltando a paixão de Rivera por compartilhar suas experiências e educar as pessoas sobre o paranormal.
Rivera, um veterano do exército, dedicou mais de uma década à pesquisa e investigação paranormal. Ele era uma figura central no manuseio da boneca Raggedy Ann, conhecida como Annabelle, que se tornou um ícone da franquia Invocação do Mal.
Annabelle é uma vilã proeminente na série desde o primeiro filme de 2013, recebendo inclusive três filmes spin-off próprios. Sua presença em Invocação do Mal: O Último Ritual é notável, sendo mencionada em uma palestra de Ed e Lorraine e até assombrando Judy Warren, sua filha, sugerindo que sua história pode continuar em futuros filmes, apesar de estar trancada na caixa de vidro no museu dos Warren.
Além da homenagem a Dan Rivera, o filme também inclui um agradecimento e participações especiais de Judy Warren e Tony Spera reais, filha e genro de Ed e Lorraine Warren, que ainda estão vivos e viram a história de sua família ser contada em múltiplos filmes.
Invocação do Mal 4 está em cartaz nos cinemas.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?