FILMES E SÉRIES

Contra o Gelo

Divulgação/Netflix

Crítica

Contra o Gelo: Astro de Game of Thrones estrela filme de sobrevivência

Baseado em fatos históricos, a produção da Netflix, Contra o Gelo recria a história de uma expedição à Groenlândia

Yasmine Evaristo

Yasmine Evaristo

Baseado em fatos históricos, a produção que estreou ontem, dia 02, na Netflix, Contra o Gelo recria a história de uma expedição  à Groenlândia. O Capitão Ejnar Mikkelsen (Nikolaj Coster-Waldau) e o engenheiro Iver Iversen (Joe Cole) estão em busca de uma equipe que viajou até o continente para provar que ele era uma ilha, mas que estava demorando demais para voltar. É a história verdadeira da Expedição Alabama da Dinamarca, de 1909, que teve como objetivo refutar a alegação dos Estados Unidos de que o nordeste da Groelândia pertencia a eles. O filme é uma adaptação de Dois Contra o Gelo, um livro publicado postumamente pelo explorador polar dinamarquês e escritor Ejnar Mikkelsen.

contra o gelo

Contra o Gelo

Sobreviver no deserto gelado é o objetivo

Por que assistir Contra o Gelo?

Contra o Gelo é o filme ideal para quem gosta de conhecer mais sobre casos reais de luta por sobrevivência. Seus personagens são carismáticos justamente por serem pessoas comuns que estão naquela missão para ter seu ganha-pão. 

Enquanto Ejnar (Waldau) é um capitão com vasto conhecimento marítimo,  seu companheiro, Iver (Cole) é um engenheiro de navios que se oferece para ir à expedição por admirar e acreditar no trabalho daqueles homens. Ao provarem que a Groenlândia é classificada como uma ilha, aqueles anônimos fazem história, provando que aquela região é considerada território dinamarquês. 

Entretanto, a descoberta não garante fama para esses dois homens que precisam lidar com inúmeras adversidades. provocadas pela natureza. Lutando contra a fome extrema, fadiga e até contra o ataque de um urso polar, eles finalmente chegam para encontrar seu navio destruído no gelo e o acampamento abandonado. Contra o Gelo tem tensão, emoções, dramas e tudo o que torna um filme de sobrevivência e superação, eletrizantes .

Um projeto importante para Nicolaj

Contra o Gelo

Nicolaj Coster-Waldau montou uma produtora para realizar o filme.

Divulgação/Netflix

O projeto Contra o Gelo foi criado e escrito por Nicolaj em parceria com o escritor Joe Derrick. A dupla criou uma produtora, a Ill Kippers, junto ao ex-relações públicas Jeffrey Chassen.  A direção é de Peter Flinth, de Arn e Wallander.   

O roteiro do filme foi adaptado dos relatos de Ejnar Mikklensen, um dos homens que buscou provas deixadas por Mylius-Erichsen Contra o gelo é o primeiro filme dinamarquês da Netflix. Curiosamente Charles Dance também faz faz parte do elenco. Para quem se lembra, os atores eram pai e filho, Tywin e Jamie Lannister, em Game of Thrones. 

Belas locações 

A pequenez humana é potencializada pelas belas paisagens da Groelândia e Islândia que serviram de locação para Contra o Gelo. Peter Flint explora a vastidão do ambiente isolado, com suas montanhas brancas e azuladas, bem como o piso coberto por pedregulhos ou camadas de gelo. 

Há várias tomadas em planos abertos que mostram o quão longa e complexa foi aquela viagem para duas pessoas sem recursos tecnológicos que tanto facilitam nossa vida hoje.

Ainda assim, não há como não se encantar por esses lugares. 

Humano e sensível 

Apesar de no início o filme mostrar uma certa frieza e distanciamento entre os personagens, a medida que a história avança percebemos que na verdade cada um tem sua maneira particular de lidar com a solidão e as memórias dos entes queridos que ficaram para trás. 

Além disso, é muito tocante a relação entre eles e os animais, os cães que puxam os trenós e acabam fazendo o papel de companhia no início da jornada. Isso é visível na maneira como Iver demonstra frustração e dor a cada baixa entre seus companheiros de quatro-patas

De maneira semelhante, o trabalho de cabelo, maquiagem e figurino são essenciais para determinar o processo de desgaste pelo qual Ejnar e Iver passam ao longo de quase três anos, presos em meio a neve. 

É uma bela pedida para quem curte esse tipo de filme e não à toa está entre os 10 mais vistos na Netflix em sua semana de estreia.

Leva que tá doce: mostra a importância das relações de amizade e companheirismo para chegar a um objetivo

Dois pelo preço de um: para quem gosta da tensão da sobrevivência o filme se assemelha a Vivos, classico de 1993. Disponível no Globoplay

Presta atenção, freguesia: produção que relata a história, mostra como somos pequenos em meio a natureza e aborda a sensibilidade humana diante do perigo.

contra o gelo

Contra o Gelo

Drama/Ação
14
Direção
Peter Flint
Produção
Ill Keepers
Onde assistir
Netflix
Elenco
Nicolaj Coster-Waldau
Charles Dance
Joe Cole
Hilda Reid
Baltasar Kormákur
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Yasmine Evaristo

Yasmine Evaristo

Yasmine Evaristo é crítica de cinema associada à Abraccine e pesquisa o gênero fantástico e representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, também é artista visual, desenhista e cursa graduação em letras.

Ver mais conteúdos de Yasmine Evaristo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal