FILMES E SÉRIES

Cena de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito, filme com classificação indicativa para maiores de 18 anos nos cinemas

Foto: Divulgação/Sony Pictures

FILME 18+

Crianças não podem assistir a Demon Slayer: Castelo Infinito nos cinemas

Entenda como a decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública afeta quem pretende assistir ao filme nos cinemas

Tangerina
Tangerina

Após a estreia de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito nesta semana, os fãs brasileiros se deparam com uma classificação indicativa rigorosa que impede quem não é adulto de assistir ao filme. O Ministério da Justiça e Segurança Pública manteve a decisão de classificar o longa como “não recomendado para menores de 18 anos”, mesmo após um apelo da produtora Sony Pictures.

A distribuidora do filme no Brasil tinha a intenção de que a obra fosse classificada para maiores de 14 anos. No entanto, uma avaliação do Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a classificação para maiores de idade, gerando frustração em grande parte da base de fãs, composta por muitos menores.

O despacho emitido pelo governo federal em 5 de setembro de 2025, e cujo resultado foi publicado em 8 de setembro de 2025, recusou o pedido de reconsideração da Sony, alegando que “não foram apresentados elementos que ensejassem a alteração da classificação indicativa outrora atribuída”.

A decisão de manter a classificação para maiores de 18 anos foi fundamentada na identificação de “tendências de morte intencional, mutilação, suicídio, tortura e violência gratuita ou banalização da violência” presentes no filme. O órgão também destacou a presença de “medo, temas sensíveis e violência extrema”. S

egundo o estudo, o filme apresenta altos níveis de “armas com violência”, “atos violentos”, “lesão corporal”, “presença de sangue”, “morte intencional” e “mutilação”. Embora tenha sido identificada uma “apologia à violência atenuada por contraponto”, o “eixo temático de violência é agravado por frequência, relevância, por conteúdo inadequado com criança ou adolescente e, em grande parte, por composição de cena”.

A classificação indicativa para o filme se diferencia de produções anteriores de Demon Slayer, que variam de 14 a 16 anos.

Quem pode ver Demon Slayer nos cinemas?

Na prática, a manutenção da classificação para maiores de 18 anos significa que crianças e adolescentes com menos de 16 anos estão completamente impedidos de entrar nas salas de cinema para assistir a Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito.

Para os adolescentes entre 16 e 17 anos, há uma alternativa, mas que exige procedimentos adicionais: eles podem ingressar na sessão se estiverem acompanhados por um responsável legal ou se apresentarem um Formulário de Autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis.

É necessário que sejam levados documentos que comprovem o vínculo entre o menor e o responsável, e que o formulário específico de cada rede de cinemas, como Cinemark, Cinépolis, ou Cinesystem, seja verificado.

Caso você tenha adquirido seu ingresso na pré-venda da Ingresso.com e não se enquadre no público que pode assistir ao filme, a compra pode ser cancelada pela plataforma.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Tangerina

Tangerina

A Tangerina é a plataforma de cultura pop que nasceu pra trazer sua dose diária de filmes, séries, games e música. Entretenimento pra refrescar a sua cabeça.

Ver mais conteúdos de Tangerina

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?