Reprodução/Disney+
Com oito episódios, série produzida por LeBron James estreia no Disney+ nesta quarta-feira (5); confira a opinião da Tangerina
Fenômeno da última década, This Is Us (2016-2022) emocionou milhões de fãs pelo mundo ao contar a história da família Pearson viajando por passado, presente e futuro de seus integrantes. Embora não seja um conceito inédito, o formato conquistou a todos e foi um sucesso durante seis temporadas. Crossover, nova série teen do Disney+ produzida por LeBron James, bebe dessa fonte para tentar ganhar a atenção de outra parcela do público.
Inspirada no livro homônimo de Kwame Alexander, Crossover conta a história dos irmãos Josh (Jalyn Hall) e Jordan Bell (Amir O’Neil), dois adolescentes considerados por muitos como fenômenos do basquete. Os dois treinaram juntos a vida inteira para trilhar o mesmo caminho de sucesso feito por seu pai, Chuck Bell (Derek Luke), ex-jogador profissional da NBA que agora é treinador dos meninos.
A dupla de irmãos atua pela mesma equipe de basquete de seu colégio durante o ensino fundamental e busca uma bolsa de estudos para ingressar em uma escola de alto padrão no ensino médio. Apaixonado pela modalidade, Josh, também conhecido como Sujo, não enxerga nada além de seu futuro profissional, enquanto Jordan passou a questionar o seu amor pelo esporte e começou a analisar outras oportunidades escondido do irmão.
Amir O'Neil, Derek Luke e Jalyn Hall
Reprodução/Disney+
Quem manda na casa da família Bell é Crysta (Sabrina Revelle), matriarca do clã e diretora da escola dos meninos cuja preocupação maior sempre foi educação acima do basquete. Todos vivem em harmonia até que os conflitos causados pelas diferenças entre Josh e Jordan, além de mentiras sobre o estado de saúde de Chuck, criam o caos entre eles.
As semelhanças entre Crossover e This Is Us vão além do drama. Creditado como showrunner ao lado de Damani Johnson e Kimberly A. Harrison, Alexander adaptou sua obra literária viajando entre o passado e o presente dos irmãos Bell. Assim como no caso da série da NBC, a produção do Disney+ conta a história da juventude de Josh e Jordan antes de se tornarem adultos, apenas para dar pequenos vislumbres no início e no fim de cada episódio de como eles estarão no futuro.
Dan Fogelman, criador de This Is Us, instigava a audiência com revelações chocantes sobre o futuro de seus personagens para dar explicações apenas em outros episódios, e Crossover utiliza a mesma fórmula de “tortura”. O espectador aprende logo de cara que Josh se tornou astro da NBA, mas detalhes sobre Jordan, Crysta e Chuck são revelados aos poucos –e impressionam.
Amir O'Neil e Trevor Bush
Reprodução/Disney+
A posição de LeBron James como produtor também ajuda a dar um enfoque maior à realidade esportiva da atração. Dos primeiros momentos como pequenos astros do basquete ao futuro nebuloso dos irmãos após a juventude, tudo que os ronda é relacionado ao esporte, seja nas tragédias ou nas vitórias. A narrativa sedutora de Crossover faz com que a série fique atraente até para quem não liga para dois times disputando uma bola laranja e se importe apenas com o futuro dos irmãos Bell, fruto da qualidade do texto original e adaptado por Alexander, Johnson e Kimberly.
Apesar de voltada para o público teen, Crossover faz o bastante para ganhar o afeto de toda a família –objetivo principal de todas as produções da Disney. Em meio a um período turbulento no estúdio do Mickey, com cancelamentos de séries e corte de gastos, ver uma atração de qualidade pedindo passagem na guerra do streaming pode fazer fãs de basquete e de This Is Us se unirem para pedir mais.
Assista ao trailer legendado de Crossover:
Crossover
Trailer legendado
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?