FILMES E SÉRIES

Amir O'Neil, Derek Luke e Jalyn Hall

Reprodução/Disney+

ENTREVISTA

Crossover: Protagonistas venceram mil crianças por papel em série

A Tangerina conversou com os showrunners de Crossover; primeira temporada da série teen já está disponível no Disney+

André Zuliani

Série do Disney+ produzida por LeBron James, Crossover tem como protagonistas Jalyn Hall e Amir O’Neil, dois jovens atores em início de carreira em Hollywood. Para viver os irmãos Josh e Jordan Bell na trama, a dupla precisou encarar uma disputa acirrada: mais de mil adolescentes fizeram testes e participaram do processo de escalação do elenco até que os dois conseguissem os papéis principais da atração.

Com apenas 15 anos, Hall dá vida a Josh “Sujo” Bell, jovem cujo futuro é se tornar um grande astro da NBA. Já O’Neil, 16, vive Jordan, irmão de Josh que tem o mesmo talento em quadra, mas não compartilha a paixão pelo esporte. Ambos já tinham trabalhos anteriores no currículo e conseguiram chamar a atenção do trio de showrunners Damani Johnson, Kimberly A. Harrison e Kwame Alexander –o último também é autor do livro que inspirou a série.

A atuação dos dois nos testes surpreendeu os chefões, que analisaram centenas de jovens atores até encontrarem a dupla certa para Crossover. Em entrevista exclusiva à Tangerina, os showrunners destacaram o talento e a química entre Hall e O’Neil. “Eles foram os melhores”, salientou Johnson.

“Nós vimos cerca de mil candidatos. Analisamos praticamente todos os atores negros com idade entre 13 e 18 anos durante semanas, e esses dois [Jalyn Hall e Amir O’Neil] incorporaram os personagens desde o início. Nós os colocamos juntos em uma sala e testamos a química entre eles. Ficou claro que eles eram os irmãos que nós estávamos procurando.”

Se escalar os dois protagonistas de uma história já era difícil, adaptar um livro que foge do padrão tradicional também não foi uma missão fácil. Em Crossover, Kwame Alexander mistura ficção com poesia através dos diálogos de seus personagens, e levar isso às telinhas precisou de muito trabalho por parte dos roteiristas.

“Sabe, sendo uma roteirista, incluir a poesia e ser capaz de tecer isso no texto foi realmente um grande desafio para nós. Mas encontramos o nosso ritmo e deu tudo certo. A poesia é a espinha dorsal da série, é nosso coração. Só que adaptar esse formato foi muito trabalhoso”, admitiu Kimberly.

“Adaptar a poesia da forma certa foi o mais importante para nós. Uma vez que nós conseguimos isso, tudo pareceu se encaixar naturalmente, da escalação do elenco à trilha sonora. Todo o resto meio que fluiu, mas a poesia era o eixo central, era a nossa chave”, acrescentou Johnson.

Amir O'Neil e Trevor Bush

Amir O'Neil e Trevor Bush

Reprodução/Disney+

Dos livros para o streaming

Publicado em 2014, Crossover é o grande sucesso da carreira literária de Kwame Alexander, que ainda escreveu duas continuações situadas no mesmo universo dos irmãos Bell, Booked (2016) e Rebote (2018). O sucesso foi tanto que chamou a atenção da Disney quando o trio entendeu que a história poderia ganhar uma versão live-action.

À reportagem, o autor de 54 anos confessou que foi emocionante ver o mundo criado por ele na literatura ganhar vida na tela. Da poesia aos personagens, Alexander disse ter ficado satisfeito com o resultado final.

“Foi uma coisa de outro mundo [ver a série pronta]. Era quase como se a visão que eu tive na tela fosse a mesma que eu tive há 13 anos, enquanto escrevia o livro. E aí eu conheci Derek Luke [intérprete do patriarca Chuck Bell], Sabrina Revelle [intérprete da matriarca Crystal Bell], Jalyn e Amir, e eles conseguiram dar vida a esses personagens de uma maneira linda, funcionaram como uma família de verdade. Foi uma experiência que ecoou exatamente como eu tentei fazer no livro”, contou.

Para construir um mundo no qual dois irmãos almejam se tornar astros do basquete, o trio de showrunners teve o apoio de LeBron James, um dos atletas mais importantes da história da NBA. Segundo Alexander, o papel do jogador do Los Angeles Lakers foi além de ser uma referência para assuntos esportivos.

“Claro que ele nos ajudou no que diz respeito a basquete, mas LeBron foi muito importante em nos transmitir o que esse sonho significa para os jovens. De como foi para ele quando começou a competir ainda criança. É um pouco clichê, mas as crianças são nosso futuro. Então nós queríamos transmitir essa mensagem da melhor forma e ver o que poderíamos dizer aos jovens em termos de seguir seus sonhos e perseguir seus objetivos, tornando o mundo um lugar mais feliz.”

A primeira temporada de Crossover está disponível completa no Disney+. Assista ao trailer:

Crossover

Trailer legendado

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?