Damages faz 15 anos: Saiba onde está o elenco da série com Glenn Close

FILMES E SÉRIES

Glenn Close

Reprodução/FX

15 ANOS DEPOIS

Damages: Por onde anda elenco da série com Glenn Close?

Indicada a 20 Emmys, série teve 59 episódios divididos entre cinco temporadas e contou com atores de peso em papéis pouco usuais

André Zuliani

Há exatos 15 anos, ia ao ar o primeiro episódio de uma das principais séries dos anos 2000. Estrelada por Glenn Close, atriz oito vezes indicada ao Oscar, Damages (2007-2012) colecionou nomeações ao Emmy e ficou marcada por um dos elencos mais estrelados da história da TV norte-americana.

Diferentemente da maioria dos dramas legais dos Estados Unidos, Damages era uma série mais conhecida por priorizar cenas fora dos tribunais. A trama exibida o dia a dia de advogados, procuradores e executivos atrás de portas fechadas, em salas cujas conversas se concentravam em evitar as leis –ou passar por cima delas.

No centro da história estava Patty Hewes (Glenn Close), advogada veterana e moralmente corrupta que durante as cinco temporadas expôs segredos, lidou com homicídios e defendeu clientes com atitudes questionáveis. Um exemplo de anti-heroína nos mesmos moldes dos chamados “homens difíceis”, time de personagens formado por figuras como Walter White (Bryan Cranston), de Breaking Bad (2008-2013), e Don Draper (Jon Hamm), de Mad Men (2007-2015).

Ao longo de sua trajetória, Damages venceu quatro dos 20 Emmys aos quais foi indicada. Glenn levou a estatueta de melhor atriz em série dramática em duas oportunidades, enquanto a atração também abocanhou um prêmio de melhor elenco de série dramática em sua segunda temporada.

Embora Glenn Close e Rose Byrne dividissem o protagonismo da atração, o elenco secundário também era formado por grandes nomes da indústria. Apareceram como coadjuvantes artistas como Ted Danson (The Good Place), Tate Donovan (The O.C.), John Goodman (The Conners), Marcia Gay Harden (The Newsroom), Timothy Olyphant (Justified) e Martin Short (Only Murders in the Building).

O sucesso de Damages, no entanto, também foi marcado por alguns percalços. Apesar de queridinha da crítica, a série viu a sua audiência cair consideravelmente no terceiro ano e acabou cancelada pelo canal pago FX. Para a felicidade dos fãs, a DirecTV salvou a atração e assegurou mais duas temporadas, encerrando de vez a história de Patty Hewes em 2012.

Abaixo, a Tangerina mostra como está o elenco de Damages 15 anos depois da estreia da série:

Glenn Close

Glenn Close em Damages e Teerã

Reprodução/FX/Apple TV+

Glenn Close

Uma das maiores atrizes de Hollywood de todos os tempos, Glenn Close foi indicada ao Emmy em quatro dos cinco anos de Damages. Seu papel como a implacável Patty Hewes ficou marcado não apenas em sua carreira, mas também na história da TV.

Veterana da indústria, Glenn já tinha carreira consolidada no cinema e na televisão antes de aceitar o papel de protagonista da atração. Após o fim de Damages, ela voltou a se dedicar a projetos para telonas e chegou a integrar o Universo Marvel como a comandante Nova Prime de Guardiões da Galáxia (2014).

Entre 2012 –último ano de Damages– e 2022, a atriz foi indicada a nada menos do que três Oscars, mas ainda não levou para casa a estatueta inédita. Ela competiu por seus trabalhos em Albert Nobbs (2012), A Esposa (2017) e Era Uma Vez um Sonho (2020).

Glenn ainda levou 10 anos para assumir um papel regular em uma série de TV após o fim de Damages. Apesar de ter feito trabalhos como dubladora em Os Simpsons e Contos de Arcadia (2018-2019), ela só retornou às produções live-action em Teerã, atração do Apple TV+ atualmente em sua segunda temporada.

Rose Byrne

Rose Byrne em Damages e Physical

Reprodução/FX/Apple TV+

Rose Byrne

Ao contrário de Glenn Close, Rose Byrne ainda não era considerada uma estrela de Hollywood antes de atuar em Damages. Seu papel como a ambiciosa Ellen Parsons, que evoluiu de parceira a grande rival de Patty Hewes, lhe rendeu duas indicações ao Emmy e a colocou no radar de vários produtores e diretores da indústria.

Com o sucesso na série, a atriz acumulou trabalhos de sucessos como em Sobrenatural (2010), X-Men: Primeira Classe (2011), Missão Madrinha de Casamento (2011) e Vizinhos (2014).

Embora tenha priorizado trabalhos para o cinema, Rose não abandonou as produções para a TV. Ela fez participações especiais na série australiana No Activity (2015-2018) e na elogiada minissérie Sra. America (2020). Atualmente, ela é a estrela de Physical, sucesso do Apple TV+ que já está renovado para uma terceira temporada.

Tate Donovan

Tate Donovan em Damages e MacGyver

Reprodução/FX/CBS

Tate Donovan

Integrante do elenco original de Damages, Tate Donovan atuou nas três primeiras temporadas da atração como Tom Shayers, parceiro de Patty e um de seus conselheiros mais confiáveis. Ele deixou a produção após o fim trágico de seu personagem, mas é até hoje lembrado pelos fãs como um dos melhores de toda a série.

Mais conhecido por interpretar o picareta carinhoso Jimmy Cooper de The O.C. (2003-2007), Donovan colecionou outros trabalhos na TV após deixar Damages. Sem fazer parte do elenco regular, ele teve participações especiais em títulos como a fracassada Deception (2013), Hostages (2013-2014), 24 Horas: Viva um Novo Dia (2014) e O Homem do Castelo Alto (2015-2019).

Nos últimos anos, seu maior papel foi como James MacGyver, o pai de Mac (Lucas Till) no reboot de MacGyver (2015-2021). Desde então, ele se dedicou a apenas projetos para o cinema.

Ted Danson

Ted Danson em Damages e Mr. Mayor

Reprodução/FX/NBC

Ted Danson

Outro veterano do elenco, Ted Danson já era um ator com carreira consagrada na TV quando estreou como o corrupto Arthur Frobisher de Damages. Mais conhecido por papéis cômicos, ele foi o astro de Cheers (1982-1993), considerada uma das maiores sitcoms de todos os tempos e cujo último episódio assegura até hoje o posto de segundo mais assistido na história dos EUA, com 93 milhões de espectadores –segundo dados da rede NBC.

Após o fim de Damages, Danson protagonizou a pouco falada Bored to Death (2009-2011) e foi o escolhido para substituir Lawrence Fishburne como protagonista de CSI (2000-2015), na qual atuou em suas últimas quatro temporadas. Ele ainda reforçou o elenco do spin-off CSI: Cyber (2015-2016), antes de assumir um dos papéis principais da queridinha do público The Good Place (2016-2020).

Por The Good Place, o astro recebeu três de suas incríveis 18 indicações ao Emmy, enquanto outras três foram por Damages. Desde então, ele protagonizou duas temporadas da recém-cancelada sitcom Mr. Mayor (2021-2022).

Michael Nouri

Michael Nouri em Damages e Yellowstone

Reprodução/FX/Paramount Network

Michael Nouri

Ex-galã dos anos 1980, Michael Nouri deu vida a Phil Grey, marido mulherengo de Patty. Magnata do mercado financeiro, ele afetou negativamente a vida sua mulher quando seus inúmeros casos extraconjugais foram revelados ao público.

Com o fim de sua jornada em Damages, Nouri ingressou no elenco da clássica novela norte-americana All My Children (1970-2011), da qual participou de 119 episódios e ajudou a encerrar concluir a trama de mais de quatro décadas. Ele também fez pequenas participações esporádicas como o diretor Eli David de NCIS.

Embora tenha diminuído o ritmo de sua carreira nos últimos anos, Nouri teve como trabalho mais marcante a sua atuação como Bob Schwartz em Yellowstone, série mais vista da TV paga dos EUA nos últimos anos. É esperado que o seu personagem retorne na vindoura quinta temporada da atração.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal