Divulgação/The WB
Se dependesse de Kevin Williamson, Joey ficaria com Dawson no final da série, mas atriz bateu o pé para que ela escolhesse Pacey
Sucesso com o público adolescente e jovem adulto no fim dos anos 1990, Dawson’s Creek (1998-2003) terminou com o protagonista sozinho e seu interesse romântico namorando o melhor amigo. A ideia do desfecho inusitado não partiu do criador da série, Kevin Williamson, mas da atriz Katie Holmes. Ela bateu o pé e lutou para que sua personagem, Joey, ficasse com Pacey (Joshua Jackson) em vez de Dawson (James Van Der Beek).
A revelação está no livro Freaks, Gleeks, and Dawson’s Creek: How 7 Teen Shows Transformed Television, escrito por Thea Glassman e lançado na terça-feira (27) nos Estados Unidos e ainda inédito no Brasil. Como o nome indica, a obra mostra como sete séries adolescentes (The Fresh Prince of Bel-Air, My So-Called Life, Dawson’s Creek, Freaks and Geeks, The O.C., Friday Night Lights e Glee) mudaram a televisão para sempre.
Thea conta que Katie decidiu confrontar Williamson porque ele havia deixado o posto de showrunner da série no fim da segunda temporada, e perdeu todo o desenvolvimento do romance entre Joey e Pacey. Quando o criador retornou para escrever os dois episódios finais da produção, ele pretendia ignorar o que rolou nos anos anteriores e fazer a conclusão que tinha imaginado.
“Eu era fanático por Dawson e Joey. Para mim, o final sempre seria com os dois. Não me importava como o romance entre Joey e Pacey tinha evoluído, tinha que ser Dawson e Joey. Até que eu comecei a escrever. E, mesmo enquanto eu escrevia, cheguei a fazer um pouco de Dawson e Joey”, disse Williamson à Entertainment Weekly em 2018.
Foi aí que Katie Holmes decidiu intervir. “Ela surtou: ‘Eu não quero terminar com Dawson!’. E aí o desenrolar da história foi alterado”, conta Tom Kapinos, produtor de Dawson’s Creek na terceira e na quarta temporadas, no livro.
Joshua Jackson também decidiu lutar por Pacey quando percebeu que seu personagem ia perder a garota de seus sonhos para o protagonista. “Eu fiquei tipo: ‘Não, não, não, nem pensar! Isso não vai funcionar’. Tive uma conversa com Kevin sobre isso. Falei: ‘Olha, eu entendo, essa é a ideia que estava na sua cabeça. Mas vou pedir para você assistir à série, porque você vai perceber que esse é o final mais interessante para os personagens’.”
A pressão dos atores acabou dando resultado: Kevin Williamson decidiu mudar seu plano no meio do caminho –a ponto de os dois episódios finais darem a impressão de que Dawson ficaria com Joey no final, apenas para a trama fazer uma reviravolta e Pacey levar a melhor. Mas o personagem de James Van Der Beek não tem do que reclamar: mesmo solteiro, ele conseguiu se dar bem profissionalmente e termina a série em Los Angeles, prestes a ter uma reunião de negócios com Steven Spielberg, seu ídolo.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?