FILMES E SÉRIES

Diego Calva em cena de Narcos: México

Juan Rosas/Netflix

DIEGO CALVA

Ator de Narcos: México detona Netflix por contar mentiras em série

Diego Calva, que viveu líder de cartel na terceira temporada, se arrependeu de ter participado da produção; ele agora é um dos astros de Babilônia

Luciano Guaraldo

O ator Diego Calva deve se tornar um astro de Hollywood com a estreia de Babilônia, novo filme do diretor Damien Chazelle (de La La Land). Assinantes da Netflix, porém, já conhecem o galã por conta de sua atuação na terceira temporada de Narcos: México (2018-2021). Só que o artista de 30 anos não tem muito orgulho de ter participado da série. Pelo contrário, ele acha que a atração propagou muitas mentiras sobre seu país.

“Há um momento em sua carreira como ator que você não consegue escolher os papéis que quer fazer, você só agradece por ter um trabalho. E Narcos era uma boa série”, falou ele em entrevista à revista GQ. “Mas, no meu caso, era muito difícil por causa da maneira que eles contaram a história do meu país, porque eu não concordo nem um pouco com ela.”

Em Narcos, Calva deu vida ao traficante Arturo Beltrán Leyva (1961-2009), fundador e um dos líderes do cartel Beltrán-Levya, que também havia participado do infame cartel de Sinaloa. “Tem muita verdade [na série], o que é incrível, mas tem muitas mentiras também. Eu não acho que meu país precisa de mais projetos sobre a cultura narco, muito menos de transformar esses caras em heróis”, detonou.

Quando a terceira temporada foi exibida, Calva também questionou sua decisão de ter aceitado atuar. “Eu ficava pensando: ‘Isso é violento demais! Não sei se quero continuar atirando em outras pessoas'”, lembrou ele, que passou a buscar projetos que lhe rendessem bons personagens, mas que não contrariassem seus valores pessoais.

Foi assim que o ator se envolveu com Babilônia. No longa de Chazelle, ele interpreta Manny Torres, um mexicano obcecado por cinema que tenta construir uma carreira em Hollywood na década de 1920, durante a transição dos filmes mudos para os sonorizados. Ele se une a Jack Conrad (Brad Pitt) e Nellie LaRoy (Margot Robbie) em uma jornada nos bastidores da indústria cinematográfica.

Pé no chão, o ator afirmou que a possibilidade de virar um astro do cinema norte-americano não vai tirá-lo das produções mexicanas. “Meu sonho é fazer parte do cinema latino sempre. Mas meu medo agora é que talvez os diretores vão pensar: ‘Esse cara nunca mais vai voltar [para o México]’ e não vão mais me convidar para nada”, desabafou.

Babilônia está previsto para estrear nos cinemas em 19 de janeiro de 2023. Confira o novo trailer da produção:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?