FILMES E SÉRIES

Quatro mulheres se reúnem para disputar contra as políticas conservadoras nos Estados Unidos

Divulgação/Netflix

Lista

Poder, disputa e tensão: 4 documentários políticos para assistir hoje

Conheça algumas produções que discutem privacidade de dados, direito das mulheres e modelos políticos estremecidos

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

O gênero documental é um dos mais eficazes do cinema quando queremos contar alguma história sob a perspectiva de alguém ou analisar um conflito de forma microscópica. Em muitas dessas produções, segredos são revelados, novos desdobramentos surgem e as histórias ganham espaços para novas discussões. Sendo assim, a Tangerina separou 4 documentários “pra lá” de políticos para você assistir hoje mesmo. Vem com a gente!

Torre das Donzelas

A produção de Susanna Lira foi vencedora de prêmios nacionais como o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, Festival de Brasília e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Torre das Donzelas apresenta memórias de um grupo de ex-presas políticas que dividiram uma cela no presídio de Tiradentes, em São Paulo.

O documentário surge 40 anos após o ocorrido e tem como intuito registrar os ataques, violações e torturas que essas mulheres passaram durante o período de ditadura militar no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. A ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive, faz uma aparição na produção.

Onde assistir? Canais Globo.

Dilma em cena de documentário Torre das Donzelas

Assista ao trailer de Torre das Donzelas

O presídio ganhou esse apelido por ter ex-detentas mulheres

Virando a mesa do poder

O pano de fundo da produção original Netflix é os bastidores da disputa de Ocasio-Cortez nas primárias do 4º distrito de Nova York do Partido Democrata contra o deputado Joseph Croweley, líder da bancada democrata na Câmara. Ele não era desafiado há 14 anos nas prévias do partido. Com isso, Virando a mesa do poder acompanha Alexandria Ocasio-Cortez, ex-garçonete que se tornou um fenômeno na política norte-americana, ao lado de mais três outras mulheres dispostas a desafiarem as tradicionais e conservadoras lideranças do país. Todas fazem parte do Partido Democrata na Virgínia Ocidental.

A ideia do grupo e de todos os seus seguidores era adentrar em um Congresso no qual 80% dos políticos eram homens, brancos e milionários.

Onde assistir? Netflix.

Quatro mulheres se reúnem para disputar contra as políticas conservadoras nos Estados Unidos

Assista ao trailer de Virando a mesa do poder

A produção mostra os impasses e disputas que elas precisam viver para conquistar relevância

Privacidade Hackeada

A produção acompanha o escândalo da empresa de consultoria Cambridge Analytica e do Facebook, quando mais de 240 milhões de pessoas tiveram suas informações pessoais hackeadas para criarem perfis políticos e influenciar as eleições norte-americanas de 2016. Privacidade Hackeada embarca em uma jornada dupla, onde o caso precisa ser julgado pelas leis de proteção a dados dos Estados Unidos e de Londres.

Onde assistir? Netflix.

Assista ao documentário Privacidade Hackeada

A produção expõe os riscos do compartilhamento de dados na internet

Democracia em Vertigem

Indicado ao Oscar 2020 na categoria de melhor documentário de longa-metragem, Petra Costa narra o processo de impeachment de Dilma Rousseff, que ocorreu em 2015. A produção analise a ascensão e queda dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Rousseff, além de apontar a polarização da nação e guinada da extrema-direita para o poder. O filme também apresenta imagens exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada.

Onde assistir? Netflix.

Petra Costa discorre entre memórias pessoais e as transformações do cenário político brasileiro

Assistir ao trailer de Democracia em Vertigem

A diretora discorre memórias pessoais e as transformações do cenário político brasileiro

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal