Divulgação/Netflix
Conheça algumas produções que discutem privacidade de dados, direito das mulheres e modelos políticos estremecidos
O gênero documental é um dos mais eficazes do cinema quando queremos contar alguma história sob a perspectiva de alguém ou analisar um conflito de forma microscópica. Em muitas dessas produções, segredos são revelados, novos desdobramentos surgem e as histórias ganham espaços para novas discussões. Sendo assim, a Tangerina separou 4 documentários “pra lá” de políticos para você assistir hoje mesmo. Vem com a gente!
A produção de Susanna Lira foi vencedora de prêmios nacionais como o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, Festival de Brasília e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Torre das Donzelas apresenta memórias de um grupo de ex-presas políticas que dividiram uma cela no presídio de Tiradentes, em São Paulo.
O documentário surge 40 anos após o ocorrido e tem como intuito registrar os ataques, violações e torturas que essas mulheres passaram durante o período de ditadura militar no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. A ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive, faz uma aparição na produção.
Onde assistir? Canais Globo.
Assista ao trailer de Torre das Donzelas
O presídio ganhou esse apelido por ter ex-detentas mulheres
O pano de fundo da produção original Netflix é os bastidores da disputa de Ocasio-Cortez nas primárias do 4º distrito de Nova York do Partido Democrata contra o deputado Joseph Croweley, líder da bancada democrata na Câmara. Ele não era desafiado há 14 anos nas prévias do partido. Com isso, Virando a mesa do poder acompanha Alexandria Ocasio-Cortez, ex-garçonete que se tornou um fenômeno na política norte-americana, ao lado de mais três outras mulheres dispostas a desafiarem as tradicionais e conservadoras lideranças do país. Todas fazem parte do Partido Democrata na Virgínia Ocidental.
A ideia do grupo e de todos os seus seguidores era adentrar em um Congresso no qual 80% dos políticos eram homens, brancos e milionários.
Onde assistir? Netflix.
Assista ao trailer de Virando a mesa do poder
A produção mostra os impasses e disputas que elas precisam viver para conquistar relevância
A produção acompanha o escândalo da empresa de consultoria Cambridge Analytica e do Facebook, quando mais de 240 milhões de pessoas tiveram suas informações pessoais hackeadas para criarem perfis políticos e influenciar as eleições norte-americanas de 2016. Privacidade Hackeada embarca em uma jornada dupla, onde o caso precisa ser julgado pelas leis de proteção a dados dos Estados Unidos e de Londres.
Onde assistir? Netflix.
Assista ao documentário Privacidade Hackeada
A produção expõe os riscos do compartilhamento de dados na internet
Indicado ao Oscar 2020 na categoria de melhor documentário de longa-metragem, Petra Costa narra o processo de impeachment de Dilma Rousseff, que ocorreu em 2015. A produção analise a ascensão e queda dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Rousseff, além de apontar a polarização da nação e guinada da extrema-direita para o poder. O filme também apresenta imagens exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada.
Onde assistir? Netflix.
Assistir ao trailer de Democracia em Vertigem
A diretora discorre memórias pessoais e as transformações do cenário político brasileiro
Nicolle Cabral
Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.
Ver mais conteúdos de Nicolle CabralTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?