FILMES E SÉRIES

Cena do filme Irmão Urso, da Disney

Foto: Reprodução/Disney

Irmão Urso

Essa animação da Disney dos anos 2000 merecia ser lembrada até hoje

O filme infantil é pouco lembrado atualmente

Paola Zanon, jornalista da Tangerina
Paola Zanon

Desde a década de 1930, a Disney é dona de um acervo de animações infantis que viraram clássicos, sendo queridas por seus fãs mesmo depois de adultos e conquistando gerações, como A Branca de Neve (1937), A Dama e o Vagabundo (1955), Aladdin (1992), entre outros. E nos anos 2000, não foi diferente. Mas um filme em especial deveria ter se tornado um clássico: Irmão Urso (2003).

A animação, que segue a história dos ursos Koda e Kenai, é pouco mencionada hoje em dia. Nos parques da Disney não há brinquedos inspirados no filme, e até mesmo os produtos licenciados são escassos, sendo que os personagens são, literalmente, ursos —o ideal para bichinhos de pelúcia.

Irmão Urso até ganhou uma continuação em 2006, mas quase ninguém sabe, nem mesmo os próprios fãs do desenho. O mesmo não aconteceu com outras animações dos anos 2000, como A Nova Onda do Imperador (2000) e Lilo e Stitch (2005), que fazem um enorme sucesso até hoje.

Não há uma justificativa para que o filme tenha caído no esquecimento, já que ele segue a mesma fórmula dos principais sucessos da Disney: drama familiar, amizades improváveis, personagens de alívio cômico, um momento de tensão, a reviravolta emocionante e uma ótima trilha sonora, com músicas que ficam na cabeça. Irmão Urso, inclusive, tem uma das melhores:

Irmão Urso

A história de Irmão Urso se passa no fim da Era Glacial, com personagens e rituais inspirados em tribos indígenas do Alasca. Kenai, um jovem de uma tribo, está animado para receber seu totem na cerimônia que marca a passagem da infância para a fase adulta.

Mas aos olhos dos irmãos mais velhos, ele não parece estar totalmente pronto para suas novas responsabilidades, já que a empolgação o fez perder os peixes que eles haviam pescado. Quando ele volta para tentar recuperar o jantar, vê que um urso já havia devorado tudo.

Para provar que está pronto para ser um adulto, Kenai vai atrás do animal, mas tudo dá errado. Ao rejeitar seu totem que é justamente um urso, ele acaba sendo transformado no próprio animal para aprender uma lição. No meio do caminho, ele conhece Koda, um filhote de urso bastante empolgado que está em busca de sua mãe.

Para voltar a ser um humano, Kenai embarca em uma aventura com seu novo amiguinho e, de fato, aprende uma lição muito valiosa. Irmão Urso e sua continuação estão disponíveis para os assinantes do Disney+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Paola Zanon, jornalista da Tangerina

Paola Zanon

Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news

Ver mais conteúdos de Paola Zanon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?