Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, na exposição do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/@cazuzaexposicao)
Após temporada no Rio de Janeiro, a versão paulista da mostra ocupará um espaço de 1.800 metros quadrados no Shopping Eldorado
Nesta terça-feira (9), começaram as vendas gerais de ingressos para a exposição Cazuza Exagerado, que abre as portas ao público no próximo dia 22, no Shopping Eldorado. A notícia chega em um momento em que a série documental Cazuza Além da Música, lançada no início deste mês, é o conteúdo mais visto do Globoplay.
Com a popularidade do documentário, a expectativa é que a mostra imersiva repita o sucesso de público que teve durante a temporada no Rio de Janeiro. Classificada como “a maior exposição já feita em homenagem a um artista brasileiro”, a experiência foi criada para proporcionar uma viagem sensorial e histórica pela trajetória do cantor, desde a infância até o auge da carreira. A versão paulista da mostra ocupará um espaço de 1.800 metros quadrados, maior do que a apresentada na capital fluminense.
Os visitantes terão contato com mais de 700 itens preservados ao longo de décadas por Lucinha Araújo, mãe do artista e responsável pela guarda de sua memória. O acervo inclui manuscritos, letras originais, figurinos, cartas, objetos pessoais e documentos raros.
A cenografia imersiva utiliza tecnologia de ponta, incluindo recursos de inteligência artificial e hologramas, para recriar ambientes simbólicos da vida do ícone. Entre os espaços reproduzidos estão a Galeria Alaska, a Pizzaria Guanabara, o palco do Chacrinha, além do palco e do camarim de seu último concerto no Canecão.
Exposição Cazuza Exagerado
(Foto: Divulgação/@cazuzaexposicao)
A mostra foi estruturada em 11 salas temáticas, que abrangem desde os primeiros anos de Agenor (Sala 1) até sua fase de explosão no Barão Vermelho e a carreira solo. A curadoria, aprovada pela Sociedade Viva Cazuza, dedica ainda um espaço íntimo aos últimos anos da vida dele, como a recriação da Veraneio preta com a qual circulava pela cidade e um holograma emocionante do artista cantando.
A duração média da visita está estimada em cerca de uma hora. O evento tem classificação livre, sendo acessível para todas as idades, mas menores de 14 anos precisam estar acompanhados por um responsável.
Para aqueles que desejam vivenciar essa homenagem, os ingressos partem de R$ 40,00. A compra pode ser realizadas pela internet, no site cazuzaexposicao.com.br, na plataforma Fever ou na bilheteria do Shopping Eldorado. Clientes dos cartões de crédito Bradesco, Bradescard, Next e Digio contam com 20% de desconto na compra, válida para o período de vendas.
Exposição Cazuza Exagerado e o Barão Vermelho
(Foto: Divulgação/@cazuzaexposicao)
Lançada em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aidc, a série documental Cazuza Além da Música oferece um olhar detalhado sobre a jornada do artista. Produzida pela Conspiração e dirigida por Patrícia Guimarães, a obra possui quatro episódios que exploram a intensidade de sua poesia e sua postura destemida diante da vida.
O documentário traça um retrato íntimo do artista, desde os anos com o Barão Vermelho até o sucesso da carreira solo, destacando sua coragem inabalável ao assumir publicamente o diagnóstico de HIV. A narrativa foca nos últimos cinco anos de vida do cantor (1985-1990), mostrando como a doença, longe de paralisá-lo, impulsionou sua criatividade e sua busca incessante por viver, resultando em hinos como “Ideologia” e “Brasil”.
Com depoimentos exclusivos de familiares, amigos, músicos e jornalistas, o documentário conta com a participação especial de Lucinha Araújo, mãe do artista. Ela não apenas concedeu entrevistas profundas e comoventes, como também abriu o acervo pessoal da família, com destaque para um diário com anotações, desabafos e rabiscos de músicas que revelam a intimidade de Cazuza, seus pensamentos e sua visão de mundo.
Entre os nomes que participam da série estão os parceiros de Barão Vermelho Roberto Frejat e Guto Goffi; amigos próximos como Sandra de Sá, Lobão, Bebel Gilberto, Orlando Morais; e Serginho Maciel, um de seus grandes amores. Referências da MPB como Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Ney Matogrosso –com quem Cazuza viveu uma paixão intensa– enriquecem a produção com testemunhos sobre a convivência com o artista que transcendeu seu tempo.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?