FILMES E SÉRIES

Woody Harrelson

Reprodução/Youtube

CELEBRAÇÃO DO CINEMA

Festival de Cannes 2022: Triangle of Sadness vence a Palma de Ouro

Edição deste ano contou com 21 filmes na disputa

André Zuliani

Triangle of Sadness (2022), comédia sueca dirigida por Ruben Östlund (Força Maior), venceu a Palma de Ouro 2022, principal prêmio do cultuado Festival de Cannes. É a segunda vitória da carreira do cineasta, que também se consagrou na edição de 2017 por The Square: A Arte da Discórdia (2017).

Com o prêmio, Östlund entra para a seleta lista de diretores que venceram a Palma de Ouro duas vezes. A relação também conta com os irmãos Dardenne –Jean-Pierre e Luc–, que nesta edição receberam um prêmio honorário pelo aniversário de 75 anos do Festival de Cannes.

A lista de vencedores deste ano tem alguns nomes conhecidos entre os amantes do cinema. Park Chan-Wook, responsável por Oldboy (2003), levou o prêmio de melhor direção por seu projeto mais recente, Decision to Leave (2022). Já o título de melhor roteiro ficou com Tarik Saleh, responsável pelo texto de Boy From Heaven (2022).

Song Kang-ho, astro de Parasita (2019), venceu na categoria de melhor ator por seu trabalho em Broker. Já o prêmio de melhor atriz foi para Sahra Amir Ebrahimi, protagonista da produção iraniana Holy Spider.

A edição de Cannes deste ano contou com 21 produções na briga pela Palma de Ouro. Entre os títulos mais notáveis estavam Crimes of the Future, longa dirigido por David Cronenberg (Cosmópolis) e estrelado por Kristen Stewart (Spencer), e Armageddon Time, novo filme de James Gray (Ad Astra) com Anne Hathaway (Os Miseráveis) e Anthony Hopkins (Meu Pai). Elvis, cinebiografia do ícone norte-americano Elvis Presley (1935-1977), também fez a sua estreia.

O Prêmio do Júri, um dos mais importantes do festival, acabou dividido entre duas produções: o italiano The Eight Mountains e o polonês EO.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal