Divulgação/Festival de Cannes
Edição 2022 do festival tem filme coproduzido pela brasileira RT Features, longas de David Cronenberg e Hirokazu Kore-Eda e estreia da cinebiografia de Elvis Presley
O Festival de Cannes 2022 terá uma programação cheia de grandes nomes do cinema, mas com uma participação brasileira mínima. Na lista dos filmes selecionados para a 75ª edição do evento, anunciada nesta quinta-feira (14), o Brasil aparece representado apenas pela RT Features, comandada por Rodrigo Teixeira, que coproduziu Armageddon Time, novo filme de James Gray (Ad Astra, Era uma Vez em Nova York) que tem Anne Hathaway, Anthony Hopkins e Jeremy Strong no elenco.
O Festival de Cannes 2022 será realizado de 17 a 28 de maio, na cidade francesa que dá nome ao evento.
Além do filme de Gray, a seleção oficial, cujos filmes competem pela Palma de Ouro —prêmio máximo do evento— ainda conta com novas produções de grandes nomes como o estadunidense David Cronenberg, que apresenta Crimes of the Future, que tem Kristen Stewart no elenco.
Além dele, a mostra competitiva do Festival de Cannes 2022 ainda conta com títulos dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne (de Dois Dias, Uma Noite e O Garoto da Bicicleta), da francesa Claire Denis (diretora de High Life e 35 Doses de Rum), do japonês Hirokazu Kore-Eda (de Assunto de Família e Pais e Filhos) e do sul-coreano Park Chan-Wook (diretor de Old Boy e A Criada).
Fora da competição, Baz Luhrmann (Moulin Rouge, O Grande Gatsby) apresenta Elvis, cinebiografia do “rei do rock”, e George Miller (Mad Max) exibe Three Thousand Years of Longing, protagonizado por Idris Elba e Tilda Swinton. A aguardada sequência de Top Gun, Top Gun: Maverick, também será finalmente apresentada ao público do Festival de Cannes 2022 depois de adiamentos causados pela pandemia de Covid-19, e Tom Cruise receberá uma homenagem do evento.
Trailer de Crimes of the Future
Filme de David Cronenberg com Kristen Stewart compete pela Palma de Ouro
Vale lembrar que produções brasileiras vinham alcançando destaque no Festival de Cannes nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, venceram o prêmio especial do júri, o terceiro mais importante do evento, enquanto A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, foi escolhido o melhor filme da mostra Um Certo Olhar, a segunda mais importante do festival.
Foi o ápice das produções nacionais em um dos principais festivais de cinema do mundo, resultado de anos de investimento público e desenvolvimento da indústria nacional, que vêm sofrendo um desmonte com as políticas de ataque à cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL-SP).
A falta de investimentos no setor já se refletiu em 2021, primeira edição de Cannes depois do início da pandemia de Covid-19, quando nenhum filme foi selecionado para as duas principais mostras do evento. Títulos brasileiros entraram apenas na competição de curtas-metragens e outras mostras paralelas, como a Quinzena dos Realizadores e Cinéfondation. Há ainda há chances de títulos brasileiros serem selecionados este ano para essas mostras de menor destaque, cujas listas ainda não foram divulgadas.
Elvis, dirigido por Baz Luhrmann, será exibido fora da competição no Festival de Cannes 2022
Divulgação
Confira abaixo a lista dos filmes selecionados para o Festival de Cannes 2022 até o momento:
Natalia Engler
Natalia Engler é editora-chefe da Tangerina. Jornalista, mestra em audiovisual pela ECA-USP e pesquisadora de gênero e cultura pop, passou por Omelete, UOL, Folha e Ansa. Do feminismo e do Carnaval.
Ver mais conteúdos de Natalia EnglerTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?