FILMES E SÉRIES

Jacob Elordi em Euphoria

Divulgação/HBO

PRISCILLA

Sofia Coppola critica espólio de Elvis Presley após polêmicas em filme

Longa que traz Jacob Elordi como o rei do rock fracassou nas bilheterias, e diretora acredita que espólio de Elvis poderia ter ajudado

Fernando Berenguel

A diretora de Priscilla não está nada contente com o espólio de Elvis Presley. A cinebiografia acompanha o relacionamento de Priscilla com Elvis desde o momento do primeiro encontro até o início do divórcio e é baseada na autobiografia de Priscilla Presley, Elvis and Me. Lançado pela A24 em 27 de outubro, o filme arrecadou apenas US$ 2 milhões até agora, contra um orçamento de US$ 20 milhões.

Embora a diretora Sofia Coppola tenha conseguido trabalhar em estreita colaboração com a produtora executiva Priscilla Presley, o espólio de Elvis não apoiou tanto o filme. A representação da vida real de Priscilla com Elvis atraiu ampla crítica do espólio, que ficou descontente com a representação de Graceland e com a história e a direção no geral. Em conversa com a Vogue, Coppola explicou sua surpresa com a recepção do espólio de Elvis Presley ter sido tão negativa. Confira abaixo a frase dela:

“Eu realmente não sei qual é a relação entre Priscilla e o espólio, mas pensei que eles teriam um pouco mais de respeito por ela, já que ela é uma parte tão importante da história de Elvis. Desde então, aprendi que eles são apenas muito protetores da marca Elvis e não apoiam qualquer projeto que eles não estejam controlando. Eu entendo que eles são pessoas de negócios, mas eu realmente respeito muito Elvis como artista e acho que meu filme o retrata com alguma perspicácia e sensibilidade”, disse.

“O livro da Priscilla também saiu há um tempo, então não achei que meu filme tivesse muitas surpresas. Essas histórias estão disponíveis há anos, e eu pensei que o filme poderia ter ficado muito mais sombrio, para ser honesta, mas tentei lidar com isso com um toque delicado. Acho que eles estão apenas tentando proteger a marca Elvis ou o que quer que seja. Mas vou focar apenas em Priscilla.”

Há vários motivos para o espólio de Elvis Presley protestar contra o longa. A própria ideia de um filme sobre a esposa de Elvis pode ser problemática para seu patrimônio, especialmente porque o roqueiro começou seu relacionamento quando tinha 24 anos e ela somente 14. Qualquer filme que aumente a consciência pública desse fato seria suficiente para manchar a imagem de Presley, mas a autobiografia ainda inclui elementos mais sombrios sobre o lendário astro.

Elvis Presley é retratado como particularmente exigente com Priscilla, e ele e seus funcionários parecem controlá-la. A obra também retrata a crescente dependência de Elvis em várias drogas, que ele também convenceu Priscilla a usar, e retrata sua propensão ao adultério. Em determinado momento, o roqueiro até prefere que Priscilla permaneça em Graceland, onde ela sempre pode ser mantida sob sua guarda e controle.

Não é surpresa que o espólio de Elvis Presley seja contra um filme que retrata o músico sob uma luz tão negativa. O final dolorosamente sombrio de Priscilla deixa pouco espaço para uma perspectiva positiva de Elvis, e é uma representação muito menos lisonjeira do que a feita no filme estrelado por Austin Butler. Priscilla pode ter uma abordagem contrária às vontades do espólio do rei do rock, mas Sofia está convencida de que ela retratou bem a ex-esposa de Elvis.

Informar Erro
Falar com a equipe

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?