FILMES E SÉRIES

Escândalo

Reprodução

Lista

Babado forte: 7 filmes para quem curtiu Anatomia de um Escândalo

Curtiu a série Anatomia de um Escândalo? Gosta de produções que falem sobre escândalos da vida real? Então prepara a pipoca que fizemos uma lista ótima pra você

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Sabe aquela famosa frase “a arte imita a vida?” Pois é, nada mais adequado para descrever obras como Anatomia de um Escândalo, minissérie que está bombando na Netflix. A produção inglesa retrata um escândalo envolvendo James Whitehouse, um alto funcionário do governo britânico que se envolve em um crime terrível e questiona alguns valores de nossa sociedade.

Assim como em Anatomia de um Escândalo, muitos desses casos reais famosos acabam migrando da vida real para a ficção. Também, nem precisa de uma mente criativa para imaginar as histórias mais absurdas.

De grandes crises econômicas a casos de polícia envolvendo atletas olímpicos, veja aqui sete filmes que retratam escândalos famosos:  

A Grande Aposta (2015)

A Grande Aposta

A Grande Aposta

Lembra da grande crise de 2008, aquela que foi, segundo Lula, “só uma marolinha” pra nós aqui no Brasil. Pois é sobre este caso que quase quebrou a economia americana que trata o filme de Adam McKay (de Não Olhe Para Cima). Nele, Christian Bale é Michael Burry, o dono de uma empresa que percebe a fragilidade do sistema imobiliário nos EUA e aposta em sua quebra na Bolsa de Valores. Mas pouca gente embarca nessa teoria. Entre eles, os corretores Jared Vennett (Ryan Gosling) e Mark Baum (Steve Carell), e dois iniciantes no mercado de valores que buscam a ajuda de Ben Rickert (Brad Pitt), um recluso guru de Wall Street.

Onde ver: Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Globoplay / Apple TV, Google Play, Claro Vídeo e Microsoft Store (para alugar)

Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000)

Erin Brokovitch

Erin Brokovitch

Divorciada e com dois filhos pequenos, Erin Brockovich (Julia Roberts) consegue um emprego de assistente em um escritório de advocacia. Ao vasculhar uma pilha de documentos, ela descobre uma ação coletiva de uma pequena cidade contra a companhia de água local, acusada de despejar material contaminado no reservatório, causando diversas doenças nos habitantes, que havia sido deixada de lado. A partir daí, Erin usa todo seu jogo de cintura para conseguir reunir todo o material em um um processo que renderia mais de US$ 300 milhões em indenizações.

Onde ver: HBO Max / Apple TV, Google Play, Claro Vídeo e Microsoft Store (para alugar)

Eu, Tonya (2017)

Eu, Tonya

A cinebiografia da patinadora Tonya Harding (Margot Robbie) aborda um dos maiores escândalos da história do esporte. Uma das estrelas da patinação do gelo nos EUA, Harding não estava em uma fase boa da carreira na preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. Foi quando seu marido abusivo Jeff Gillooly (Sebastian Stan), com a ajuda de um amigo, atacou a rival de sua esposa, Nancy Kerrigan (Caitlin Carver) com uma barra de ferro, para que ela não fosse para a competição.

Onde ver: AppleTV (para alugar)

O Preço da Verdade (2019)

O Preço da Verdade

Robert Bilott (Mark Ruffalo) é um advogado que fez carreira defendendo o interesse de grandes corporações até que o caso de um pequeno fazendeiro conhecido de sua família chama a sua atenção. Ao investigar, ele descobre que a gigantesca Dupont estava escondendo o fato de que no Teflon, usado em diversos produtos, entre eles, de cozinha, causava câncer. Contra tudo e contra todos, ele entra em uma batalha legal com a poderosa empresa por décadas.
Onde ver: Amazon Prime Video / Apple TV, Google Play, Claro Vídeo e Microsoft Store (para alugar)

Quiz Show: A Verdade dos Bastidores (1994)

Quiz-Show

Quiz Show - A verdade dos bastidores

Herbie Stempel (John Turturro) era o grande campeão a vencido no popular programa de perguntas e respostas Twenty-One, no final da década de 1950. Até que ele é derrotado por Charles Van Doren (Ralph Fiennes), um professor de literatura filho de um conceituado escritor, ganhador do Prêmio Pulitzer. O problema é que Van Doren acaba descobrindo que tudo não passava de um jogo de cartas marcadas. Os candidatos sabiam previamente quais perguntas seriam feitas e os produtores do programa não queriam mais um judeu como Stempel como seu garoto propaganda. Sem conseguir uma compensação em dinheiro, Stempel denunciou a farsa.

Onde ver: Star+

Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Spotlight - Segredos Revelados

Um grupo de jornalistas do Boston Globe se junta para reunir documentos e depoimentos capazes de provar uma série de casos de abuso sexual de crianças por padres. Casos que a Igreja Católica escondeu por décadas, transferindo os padres abusadores para outras dioceses ou invés de puni-los ou cassá-los.

Onde ver: Star+, Claro Vídeo e Now / Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

Todos os Homens do Presidente (1976)

Todos os Homens do Presidente

Todos os Homens do Presidente

A desilusão política marcou profundamente o cinema produzido nos Estados Unidos na década de 1970 e Todos os Homens do Presidente é o auge desse sentimento transportado para a tela. Nenhum filme retratou melhor o trabalho de um jornalista quanto esse thriller político sobre a investigação do caso Watergate, que acabou na renúncia do presidente Richard Nixon, em agosto de 1974. Dustin Hoffman e Robert Redford interpretam, respectivamente, Carl Bernstein e Bob Woodward, a dupla de repórteres investigativos do The Washington Post que denunciou a invasão à sede do Comitê Nacional Democrata pouco antes das eleições de 1972.

Onde ver: Now / Apple TV e Google Play (para alugar)

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal