Divulgação/ABC
Elisabeth Finch foi afastada do cargo em março deste ano após ter sido acusada de mentir para colegas e familiares sobre sua saúde
Elisabeth Finch, roteirista veterana de Grey’s Anatomy que foi afastada do cargo em março deste ano após ser acusada de mentir sobre o seu histórico médico, confirmou que enganou a equipe com “fake news” sobre um câncer e o suicídio de um familiar. Em entrevista ao site The Ankler, ela admitiu o erro e tentou se justificar.
Na época das acusações, os departamentos jurídicos e de recursos da Disney optaram por afastar Elisabeth de suas funções para apurar o caso –ela acabou pedindo demissão para não ser investigada. A roteirista teria inventado que enfrentou um câncer raro nos ossos e que teria sofrido um aborto ocorrido na época do tratamento com quimioterapia.
Em outra ocasião, Elisabeth disse que seu irmão mais velho, Eric, havia cometido suicídio. À publicação, ela admitiu que o rapaz está vivo e trabalha como médico na Flórida.
“Eu sei que é absolutamente errado o que eu fiz. Eu menti e não há desculpa para isso. Mas há um contexto. A melhor maneira de explicar isso é quando você experimenta um nível de trauma. Muitas pessoas adotam um mecanismo de enfrentamento desadaptativo. Algumas pessoas bebem para esconder ou esquecer as coisas. Os viciados em drogas tentam alterar sua realidade. Algumas pessoas se cortam. Eu menti. Esse foi o meu mecanismo de defesa e minha maneira de me sentir segura, vista e ouvida”, confessou Elisabeth.
Ao longo dos anos, a roteirista disse ter usado suas próprias experiências como inspiração para algumas das narrativas de Grey’s Anatomy. No passado, além do câncer e do aborto, Elisabeth alegou ter sofrido abuso sexual e verbal de um diretor enquanto trabalhava em The Vampire Diaries (2009-2017). Ela também inventou que teria perdido um rim e parte da perna por causa do falso câncer.
Após as mentiras virem à tona, a veterana do drama médico pediu para sair do trabalho antes que a Disney iniciasse as investigações internas. Desde então, ela se internou em uma clínica de reabilitação. Segundo Elisabeth, depois de o caso se tornar público, sua mulher pediu o divórcio e ela está impedida de ver os enteados que “ajudou a criar”. Ela também teria sido deserdada por membros da família.
“Gostaria de ter uma grade que mostrasse quem não está falando comigo porque não pode [legalmente], quem não está falando comigo porque não sabe o que dizer e quem não está falando comigo porque está chateado. E então quem está sentado lá esperando que eu estenda a mão. Não tenho ideia. Tem sido um período muito tranquilo e muito triste”, continuou a roteirista.
“Houve pessoas que, quando o artigo saiu, foram imediatamente muito, muito desagradáveis comigo. Família e amigos que me chamaram de monstro e fraude e disseram que isso é tudo pelo que sempre serei conhecida e que logo mais verdades viriam à tona.”
Roteirista de Grey’s Anatomy desde 2014, Elisabeth escreveu 13 episódios e serviu como consultora em outros 149 do drama médico. Ela atuou na função ao lado de Shonda Rhimes, criadora da série, e posteriormente de Krista Vernoff, atual showrunner da atração.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?