FILMES E SÉRIES

Michael Gambon e Daniel Radcliffe em cena de Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Divulgação/Warner Bros.

Aniversário

Por que Harry Potter e o Enigma do Príncipe recebe tantas críticas?

David Yates e a Warner Bros. falharam na adaptação do sexto livro da franquia mágica

Victor Cierro
Victor Cierro

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) completa 15 anos nesta segunda-feira (15). Até hoje, o filme é considerado a pior adaptação da saga de J.K. Rowling. A Warner Bros. teve dificuldade de traduzir os momentos sensíveis do livro original para as telonas. E, por isso, os fãs de Hogwarts tem críticas incisivas sobre a trama.

No entanto, os comentários negativos estão conectados com uma cena específica do filme. Durante a saga, Dumbledore –interpretado por Michael Gambon (1940-2023)– é considerado um dos maiores magos desse universo. Mas, infelizmente, o personagem não recebeu seu final merecido no sexto filme da franquia.

No livro, o funeral de Dumbledore é muito emocionante. O personagem era respeitado pela comunidade mágica e sua despedida expôs exatamente isso. O evento, que aconteceu em Hogwarts, contou com a presença da delegação do Ministério da Magia, de seu irmão Aberforth, dos fantasmas da escola, dos centauros e outras diversas criaturas e pessoas desse universo.

Mas, no filme, David Yates teve uma interpretação diferente sobre esse momento. O diretor de Harry Potter e o Enigma do Príncipe preferiu tirar a ênfase da cerimônia para não perder o ritmo da trama. De acordo com o próprio cineasta, ele ama o funeral no livro, porém a cena pareceu errada nas telonas.

A adaptação do livro também falhou com Voldemort (Ralph Fiennes). Na obra original, a autora explora o passado do vilão. O público, então, finalmente aprende sobre sua história de origem e suas motivações contra Harry Potter (Daniel Radcliffe) e a comunidade mágica –o que não é abordado no filme.

Voldemort é um dos maiores vilões da cultura pop. No entanto, a audiência dos filmes não conhece metade da história do antagonista. Harry Potter e o Enigma do Príncipe perdeu a chance de criar empatia e exibir um novo lado de Tom Riddle.

A Warner Bros. Discovery pode consertar esse e outros erros de adaptação em sua série de Harry Potter. O estúdio pode aproveitar a maior minutagem para explorar detalhes e momentos importantes das obras originais. A produção deve estrear apenas em 2026, pode durar mais de uma década e irá dedicar cada temporada a um livro de J.K. Rowling. Enigma do Princípe está disponível na Max.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?