(Foto: Tangerina/Criada com uso do Gemini AI)
Enquanto mercado analisa aquisição, clientes temem aumento no preço da assinatura
A Netflix surpreendeu o mercado de entretenimento ao fechar a compra dos ativos de estúdio e streaming da Warner Bros. Discovery (WBD), em um negócio avaliado em US$ 82,7 bilhões (R$ 449 bilhões). Diante da aquisição, que inclui a HBO Max, a gigante do streaming se apressou em enviar uma comunicação aos usuários nos Estados Unidos, buscando acalmar as preocupações imediatas sobre mudanças nas assinaturas e na disponibilidade do conteúdo.
O comunicado, enviado a assinantes na noite de sexta-feira (5), enfatizou que, por enquanto, nada será alterado. A plataforma assegurou que não haveria ajustes no valor das mensalidades atuais. A Netflix e a HBO Max continuarão operando de maneira distinta, sem nenhum tipo de “crossover”, até que todas as etapas da transação sejam finalizadas.
A empresa de streaming destacou que ainda precisa completar passos importantes, como obter as aprovações regulatórias e dos acionistas, antes que o negócio seja efetivado. No e-mail, que levou o título “Dando as boas-vindas à Warner Bros. na Netflix”, a vermelhinha incluiu um texto para tranquilizar seus clientes sobre a manutenção das contas.
“Anunciamos recentemente que a Netflix irá adquirir a Warner Bros., incluindo seus estúdios de cinema e televisão, HBO Max e HBO”, diz a mensagem. “Isso une nosso serviço de entretenimento líder com as histórias icônicas da Warner Bros., reunindo algumas das franquias mais amadas do mundo, como Harry Potter, Friends, The Big Bang Theory, Casablanca, Game of Thrones e o Universo DC, juntamente com Stranger Things, Wandinha, Round 6, Bridgerton e Guerreiras do K-Pop”.
“Nada muda hoje. Os dois serviços de streaming continuarão operando separadamente. Ainda temos etapas a concluir antes da finalização do negócio, incluindo aprovações regulatórias e dos acionistas. Entraremos em contato assim que tivermos mais novidades. Enquanto isso, esperamos que você continue aproveitando para assistir o quanto quiser, quando quiser, tudo dentro do seu plano de assinatura atual”, diz o e-mail da Netflix. As informações são da Variety.
Apesar da garantia de estabilidade no presente, a inclusão de palavras como “hoje” e “atualmente” sugere que grandes transformações podem ocorrer no futuro, mais provável a partir de 2027, após a conclusão oficial do acordo.
A concretização da venda, que une a plataforma líder de streaming com o tradicional estúdio de Hollywood e seu vasto catálogo –abrangendo franquias icônicas como Harry Potter, Game of Thrones e o universo da DC–, ainda está pendente de aprovações.
O processo de aquisição exige o consentimento dos acionistas da WBD e, principalmente, a autorização dos órgãos reguladores nos EUA e em outros países. A transação está condicionada à conclusão da separação da divisão de redes globais da Warner Bros. Discovery, que inclui canais de notícia e esportes nos Estados Unidos, conhecida como Discovery Global. A expectativa é que esse processo complexo leve entre 12 e 18 meses para ser concluído.
Com o negócio, a Netflix passa a controlar obras clássicas como O Mágico de Oz e Casablanca, e também adquire estúdios de games de peso, como a Rocksteady. O setor exibidor de cinema também sentirá o impacto, já que a Netflix pode reduzir o tempo de exibição entre as salas e a chegada ao streaming.
LEIA TAMBÉM -> O que fez a Netflix derrotar a Paramount pelo controle da Warner
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?