Divulgação/Marvel Studios
Novo longa do herói estreia nos cinemas nesta quinta-feira (16); relembre a jornada do Homem-Formiga no MCU
Novo filme do MCU (Universo Cinematográfico Marvel) a estrear nos cinemas, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumani marca o início da Fase Cinco do estúdio e a introdução do novo grande vilão dos Vingadores: Kang (Jonathan Majors). Como a última vez que o herói deu as caras foi há quatros anos, em Vingadores: Ultimato (2019), parte do público pode não lembrar dos eventos dos longas antecessores.
Introduzido em Homem-Formiga (2015), Scott Lang (Paul Rudd) viu sua participação no Universo Marvel crescer ao ponto de se tornar membro dos Vingadores. Grande responsável por apresentar o conceito de viagem no tempo, que ajudou os heróis a derrotarem Thanos (Josh Brolin), o personagem pode não ser tão popular quanto Thor (Chris Hemsworth) ou Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), mas tem suma importância na consolidação da franquia nos cinemas.
Em Quantumania, Homem-Formiga e a Vespa (Evangeline Lilly) viajam ao Reino Quântico após sofrerem um acidente. Ao lado de Hank Pym (Michael Douglas), Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer) e Cassie Lang (Kathryn Newton), os heróis exploram um universo desconhecido pelos humanos e enfrentam pela primeira vez Kang, o Conquistador, que irá assumir o posto de grande vilão do MCU no lugar de Thanos.
Abaixo, relembre os principais acontecimentos envolvendo o Homem-Formiga dentro do Universo Marvel:
Paul Rudd em cena de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Divulgação/Marvel Studios
No primeiro longa, Scott Lang é um assaltante habilidoso que acaba convocado pelo cientista Hank Pym (Michael Douglas), o primeiro Homem-Formiga, a roubar o traje do Jaqueta Amarela, uma tecnologia capaz de destruir o mundo. Para isso, ele assume a identidade do herói e trabalha ao lado de Hank e sua filha, Hope (Evangeline Lilly).
A missão se torna ainda mais complicada quando Darren Cross (Corey Stall), ex-protegido de Hank, rouba o uniforme para si e se transforma no Jaqueta Amarela. Ele ameaça matar Cassie (Abby Ryder), filha de Scott, e os dois travam uma batalha até a morte. O herói conquista a vitória após “quebrar” o núcleo do uniforme do vilão, o que faz com que Darren seja encolhido em tamanho microscópico e desapareça entre o espaço tempo.
Em Homem-Formiga e a Vespa (2018), Scott Lang voltou a ser um homem visado pelas autoridades após se juntar ao grupo liderado pelo Capitão América em Capitão América: Guerra Civil (2016). Ele entra em um acordo para se libertar da prisão, mas continua observado em prisão domiciliar pelo agente Jimmy Woo (Randall Park).
O protagonista precisa retornar à ação quando Hope Van Dyne e Hank Pym pedem sua ajuda para enfrentar um novo vilão intitulado Fantasma. Pai e filha também são procurados pelas autoridades por serem acusados de fornecer a tecnologia usada por Scott na Guerra Civil envolvendo os Vingadores.
Na prisão, Scott tem uma visão de Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer), mãe de Hope e mulher de Hank que está perdida no Reino Quântico há quase 30 anos. Isso leva o herói a retomar o contato com a ex-namorada, que se tornou a heroína Vespa para a missão de resgatar a própria mãe.
O trio consegue resgatar Janet e derrotar Fantasma, cuja identidade era Ava (Hannah John-Kamen), protegida de Bill Foster (Laurence Fishburne), ex-parceiro de Hank Pym. Ela foi afetada pelos experimentos de um cientista com o Reino Quântico e ganhou a habilidade de ficar invisível e de atravessar qualquer matéria sólida –incluindo corpos e objetos.
Michael Douglas, Michelle Pfeiffer e Evangeline Lilly
Divulgação/Marvel Studios
Embora tenha estrelado duas aventuras solo, Homem-Formiga teve sua grande participação no MCU para Vingadores: Ultimato. Na cena pós-créditos do segundo longa, Hope, Hank e Pym desintegram após o estalar dos dedos de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita (2018). O único a “sobreviver” é Scott, que no momento do ocorrido estava dentro do Reino Quântico.
Scott é trazido de volta à realidade de forma acidental e chega em São Francisco cinco anos após o evento que ficou conhecido no MCU como Blip. O problema é que, para ele, passaram-se apenas cinco horas no Reino Quântico, o que indica que o tempo funciona de forma diferente no universo microscópico.
Scott apresenta o conceito ao Capitão América (Chris Evans) e à Viúva Negra (Scarlett Johansonn), que reúnem os Vingadores sobreviventes para missão de voltar no tempo e reunir todas as Joias do Infinito e reverter o Blip de Thanos que matou trilhões por todo o universo. Após uma grande batalha envolvendo quase todos os heróis do Universo Marvel, eles finalmente derrotam o vilão e ressuscitam os que desapareceram.
Após ajudar a derrotar Thanos, Scott retorna para a sua vida normal ao lado de Hope e Cassie. A filha do herói, inclusive, terá um novo rosto em Quantumania. No novo longa, a personagem será interpretada por Kathryn Newton, que assume o papel no lugar de Emma Fuhrmann, que deu vida à sua versão adolescente em Ultimato.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania estreia nos cinemas na próxima quinta-feira (16). Assista ao trailer:
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Trailer legendado
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?