FILMES E SÉRIES

Paddy Considine e Sian Brooke

Divulgação/HBO

CENA POLÊMICA

House of the Dragon: Série é criticada por falta de aviso de gatilho

Cena do parto de Aemma Arryn (Sian Brooke) causou polêmica por sequências chocantes

André Zuliani

A polêmica cena do parto no primeiro episódio de House of the Dragon continua causando polêmicas para a série. A falta de aviso de gatilho em sua exibição foi motivo de críticas para parte do público que se indignou com as sequências chocantes.

A cena em questão mostrava o parto de Aemma Arryn (Sian Brooke), rainha de Westeros e mulher do rei Viserys Targaryen (Paddy Considine). Ela daria luz ao herdeiro do trono de ferro e futuro comandante dos Sete Reinos.

Atenção: esse texto contém spoilers, cuidado para não azedar sua semana!

No piloto de House of the Dragon, a operação do nascimento de um novo Targaryen dá errado, e mãe e filho acabam morrendo. Mas não antes de Viserys autorizar uma cesárea que tornou o evento muito mais violento.

Visceral, a sequência foi retratada de forma violenta pelo coshowrunner e diretor Miguel Sapochnik. Em entrevista, ele defendeu a cena com o argumento de que, no mundo medieval, partos eram momentos brutais para as mulheres da época.

Segundo Sapochnik, ele consultou várias mulheres para entender se deveria incluir a cena polêmica. No entanto, isso não foi o bastante para algumas organizações, que exigiram publicamente a inclusão de um aviso de gatilho no episódio para preparar o público.

Jen Coates, diretora da instituição de caridade Sands, do Reino Unido, falou à rede BBC sobre a importância de séries como House of the Dragon para conscientizar as pessoas sobre o que pode ser mostrado. Para ela, o sucesso da atração impacta milhões ao redor do mundo.

“Eu acho que é bastante traumático para qualquer um, na verdade. Com 13 bebês morrendo todos os dias no Reino Unido, a situação também afeta diretamente uma enorme comunidade de pessoas. Dessa forma, as pessoas podem estar melhor equipadas com o conhecimento e tomar uma decisão informada de assistir ou pular cenas e episódios específicos”, argumentou Jen.

John Whipple, criador do site de “spoilers de gatilho” Doesthedogdie.com, acrescentou que acredita que os serviços de streaming devem tentar “adaptar os avisos a cada usuário, possivelmente até recomendando o que assistir com base nos gatilhos específicos de cada um.”

A primeira temporada de House of the Dragon terá 10 episódios. A HBO exibe a série semanalmente, sempre aos domingos, às 22h (horário de Brasília).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?