FILMES E SÉRIES

Tom Glynn-Carney e Ewan Mitchell

Divulgação/HBO

TRUJILLO

House of the Dragon: Conheça a cidade de Porto Real ‘fora’ de Westeros

A Tangerina viajou para a Espanha a convite da Latam e da HBO Max para conhecer a cidade usada como cenário de Porto Real

André Zuliani, de Trujillo

Principal cidade de House of the Dragon e Game of Thrones (2011-2019), Porto Real (ou King’s Landing, no original) é a capital de Westeros e local no qual se encontra o mítico Trono de Ferro. Palco de incontáveis intrigas políticas, a metrópole medieval abriga milhares de habitantes e é considerada o local mais importante das histórias idealizadas por George R.R. Martin. Na vida real, contudo, a situação é completamente diferente.

A convite da Latam em parceria com a HBO Max, a Tangerina foi à Espanha para conhecer a cidade de Trujillo, localizada na província de Cáceres, a duas horas de Madri. Embora desconhecido do grande público, o pequeno povoado espanhol é usado pela HBO como cenário para gravar quase todas as cenas externas de Porto Real em House of the Dragon –e até algumas de Game of Thrones!

Com pouco menos de 9 mil habitantes, Trujillo é uma cidade repleta de edifícios medievais e renascentistas (muito) bem conservados pelo governo local. Na região, a principal atração turística é um castelo do século 13, construído sob as ruínas de uma antiga fortaleza árabe que existiu entre os séculos 9 e 10 e usado como forte militar pelos espanhóis.

A praça principal da cidade, cheia de prédios e construções tão antigas quanto o Brasil, é utilizada paras gravações da principal área externa de Porto Real. Fora da ficção, ela é casa de uma estátua levantada em homenagem a Francisco Pizarro (1478-1541). Nascido em Trujillo, Pizarro é mais conhecido por ser o conquistador espanhol que invadiu o Peru e o tornou colônia da Espanha muitos séculos atrás.

Na série, a estátua de Pizarro dá lugar à popular estátua de dragão vista nos primeiros episódios de House of the Dragon para celebrar o símbolo que marca a família Targaryen. Como a construção pesa mais de 6 toneladas, a produção da HBO abusa dos efeitos visuais para “trocar” o conquistador pela imagem da besta medieval que dominava os céus de Westeros muito antes da chegada de Daenerys (Emilia Clarke).

Ainda no caso do spin-off, as ruazinhas e travessas de Trujillo também podem ser identificadas nas cenas em que os personagens passeiam por Porto Real. Enquanto na vida real a cidade é repleta de pequenas casas, restaurantes e até uma escola primária, em House of the Dragon eles dão lugares a tavernas e prostíbulos muito frequentados por Daemon (Matt Smith) e Aegon (Tom Glynn-Carney), como a Baixada das Pulgas.

Matt Smith na série House of the Dragon, variação de Game of Thrones

House of the Dragon S01EP09

Vídeo sem legendas

Em Game of Thrones, o principal cenário para as cenas de externas foi Dubrovnik, na Croácia, mas Trujillo também foi utilizada pela equipe da HBO para gravar algumas sequências emblemáticas da série. A principal delas pode ser vista em The Dragon and the Wolf (O Dragão e o Lobo, em tradução livre), o último episódio da sétima temporada.

É o momento em que Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) e Bron (Jerome Flynn) conversam no topo do castelo enquanto observam aterrorizados a chegada do exército comandado por Daenerys. Cheio de palavrões e provocações, o diálogo é constantemente relembrado pelos fãs da série nas redes sociais como um dos mais marcantes da sétima temporada.

Bron e Jamie em Game of Thrones

Game of Thrones - S07E07

Vídeo sem legendas

Quem também se aproveitou da parceria entre a cidade e a HBO foram os habitantes de Trujillo. De acordo com um guia turístico que acompanhou a reportagem durante a visita, o canal premium pagava cerca de 50 euros (R$ 269, na cotação atual) àqueles que optavam por trabalhar como figurantes em cenas de House of the Dragon. Algumas sequências, no entanto, eram desgastantes e levavam cerca de 12 horas para serem finalizadas.

Entre outras curiosidades locais, Trujillo também se orgulha de já ter abrigado o famoso romancista espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). Autor da obra-prima Dom Quixote, o escritor ficou hospedado no antigo Palácio de Orellana, que hoje é a sede do Colégio Sagrado Corazón, uma das principais instituições de ensino da região.

Galeria
1 / 0
Foto 1 de Trujillo
Foto 6 de Trujillo
Foto 2 de Trujillo
Foto 3 de Trujillo
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?