Influencer de Mentira acerta na crítica às obsessões midiáticas - Tangerina

FILMES E SÉRIES

Filme Influencer de Mentira

Divulgação/Star+

CRÍTICA

Influencer de Mentira acerta na crítica às obsessões midiáticas

Influencer de Mentira consegue gerar reflexões sobre uma sociedade que adoece diariamente pelas obsessões nas redes sociais

Giulianna Muneratto

Influencer de Mentira estreou na última sexta-feira (29), no Star+, e quebrou a internet pelo simples fato de trazer Dylan O’Brien como um blogueiro loiro, maconheiro e tatuado. Mas a comédia sombria e adolescente consegue cumprir bem seu papel de sátira social e gera reflexões.

O longa de Quinn Shephard apresenta uma anti-heroína para se odiar do começo ao fim. Danni Sanders (Zoey Deutch) é uma aspirante a escritora, totalmente sem rumo, que é obcecada por crescer nas redes sociais. Na esperança de chamar mais a atenção, ela finge que foi selecionada para um retiro de escritores em Paris e passa a editar fotos para parecer que viajou à capital da França, quando na realidade sequer saiu de casa. 

Em uma manhã, ela acorda com o celular explodindo de mensagens. Um bombardeio aconteceu nos principais pontos turísticos do país europeu. Mas, em vez de revelar que não havia viajado, ela prefere seguir com a mentira, que abriu as portas para que ela vivesse um romance com o homem dos seus sonhos, o problemático Colin (Dylan O’Brien), e ganhasse amigos, a possibilidade de publicar artigos e influência na internet.

O filme foge do clichê adolescente tradicional. Desde o começo, um aviso de conteúdo sensível dá o tom de ironia que está por trás de todo o roteiro: “Esse filme contém luzes piscantes, temas envolvendo trauma e uma protagonista feminina detestável”. 

As atitudes de Danni chegam a dar arrepios na espinha –e essa parece ser a intenção. Por vezes, o espectador pode sentir uma forte sensação de vergonha alheia quando a protagonista mergulha tão profundamente nas suas convicções, que acabam sendo tão rasas. 

Uma personagem forte do enredo, que conquista o público, é Rowan (Mia Isaac). Uma garota jovem, líder de um movimento antiarmamentista, que sobreviveu a um tiroteio em sua escola e também é uma influenciadora. Enquanto Danni Sanders vive uma tragédia de mentira para crescer na internet, Rowan viveu uma tragédia de verdade com consequências que a acompanham até hoje. Ela tem crises de ansiedade ao ouvir barulhos semelhantes a tiros e lida com ataques constantes nas redes sociais, dos quais sempre quer fugir.

Por outro lado, o personagem de Dylan O’Brien mostra uma persona totalmente diferente. Também influenciador, Colin parece a personificação da frase “pare de tornar pessoas estúpidas famosas”. Ele não tem ideia de quem é de verdade –são poucas as cenas em que o personagem não aparece fumando maconha ou completamente desligado da realidade. 

Rowan e Colin são os dois contrapontos da realidade nas mídias sociais, os dois caminhos que Danni Sanders poderia seguir na internet: a garota, com intenções genuínas e muita honestidade, usa as redes como um recurso, e não como palco. Já Colin é o caminho rápido para a fama e representa a superficialidade das relações e das mídias. 

Influencer de Mentira mostra que as ambições por trás da internet podem ser destrutivas. Desde o começo, a diretora deixa claro: a protagonista não ganha um arco de redenção. E, no fim, não ganha mesmo. Até quando parece entender a gravidade de suas atitudes, Danni Sanders apenas leva uma enxurrada de verdades na cara e foge.

Há pequenas brechas no roteiro que te levam a sentir empatia pela protagonista, mas o filme aborda claramente a realidade de que nem sempre é possível se redimir pelos problemas que se causa. A comédia entrega o que promete e, mesmo que de maneira superficial, aborda o adoecimento de toda uma geração que lida com uma sobrecarga constante de informações e a busca incansável por um lugar inalcançável de prestígio.

Capa do filme Influencer de Mentira

Influencer de Mentira

Comédia
16

Direção

Quinn Shephard

Produção

Makeready

Onde assistir

Star+

Elenco

Zoey Deutch
Dylan O'Brien
Mia Isaac
Embeth Davidtz
Karan Soni
Brennan Brown
Nadia Alexander
Tia Dionne Hodge
Negin Farsad
Sarah Yarkin
Dash Perry
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal