Divulgação/Prime Video
Os oito episódios da nova leva da atração protagonizada por John Krasinski já estão disponíveis no streaming da Amazon
Após um hiato de três anos, os fãs de Jack Ryan finalmente podem comemorar: a terceira temporada da série com John Krasinski estreia no Prime Video nesta quarta-feira (21). Eletrizante, a nova leva ressuscita a atração após a queda de qualidade no segundo ano.
Antiga detentora do rótulo de “maior superprodução da Amazon“, Jack Ryan surpreendeu em sua primeira temporada. Os cerca de US$ 8 milhões (R$ 41,6 milhões) investidos em cada episódio resultaram em uma série de ação com cenas dignas das telonas e uma adaptação considerada bem fiel aos livros sobre o personagem escritos por Tom Clancy (1947-2013).
A estreia em grande estilo, no entanto, deu lugar a um segundo ano bem inferior. Apesar de manter o alto nível nas sequências de ação, a falta de continuidade com relação à trama da primeira temporada —que fim levou a médica Cathy Mueller (Abbie Cornish)?– e o péssimo desenvolvimento do vilão da vez fez com que a aposta milionária do Prime Video ficasse devendo.
Felizmente, os roteiristas parecem ter aprendido com seus erros na terceira temporada. Agora com Vaun Wilmott (Prison Break) como showrunner, Jack Ryan retorna maior e melhor em sua novíssima leva de episódios.
John Krasinski em cena da terceira temporada
Divulgação/Prime Video
Na trama, Jack Ryan (John Krasinski) está trabalhando como agente da CIA em Roma quando uma informante lhe avisa sobre o Projeto Sokol, um antigo plano secreto russo que está sendo ressuscitado décadas depois de ter sido cancelado para tentar restaurar o Império Soviético.
Mais uma vez com a ajuda de James Greer (Wendell Pierce), o protagonista entra de cabeça na investigação para descobrir quem está por trás do plano e impedir uma nova guerra mundial. No entanto, suas ações dão errado, e Ryan acaba na mira da própria CIA como traidor de sua pátria e fugitivo procurado pela Interpol.
A trama do terceiro ano já foi explorada em uma das adaptações dos livros de Clancy ao cinema. Em Caçada ao Outubro Vermelho (1990), o Jack Ryan vivido por Alec Baldwin (30 Rock) também enfrentou uma conspiração russa que poderia ter resultado em um novo conflito de consequências desastrosas.
Diferentemente da acelerada segunda leva, o terceiro ano toma o tempo necessário para desenvolver a trama e posicionar seus personagens de maneira que os segredos por trás da conspiração deixem ganchos para o próximo episódio. Isso faz com que o elenco faça uma pequena excursão pela Europa, com cenas gravadas em cidades como Moscou, Atenas e Praga.
Michael Kelly e John Krasinski
Divulgação/Prime Video
O elenco espalhado pela Europa também possibilita que a terceira temporada introduza novos e interessantes personagens. Betty Gabriel estreia como Elizabeth Wright, nova chefe de Jack Ryan, enquanto Michael Peña dá vida a Ding Chavez, um dos favoritos dos fãs dos livros de Clancy. Entre os retornos, além de Krasinski e Pierce, Michael Kelly ressurge como o carismático Mike November, que mais uma vez se une a Jack para desvendar uma conspiração internacional.
Ao colocar John Krasinski sozinho e sem os recursos que a CIA tinha fornecido a Jack nas temporadas anteriores, há mais intensidade e urgência na narrativa, que tornam a terceira temporada e suas reviravoltas mais impactantes. Afinal, nem só de lutas e explosões se faz uma boa série de ação.
Com a quarta temporada da série confirmada como a última, Jack Ryan tem a oportunidade de encerrar a trajetória do personagem em grande estilo. Ainda sem data para estrear, os episódios derradeiros da atração podem dar o fim que o icônico agente de Tom Clancy merece e nunca teve a oportunidade de conquistar em suas outras encarnações.
Jack Ryan - 3ª temporada
Trailer oficial
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?