Divulgação/Marvel Studios
Novo filme da Marvel, Thor: Amor e Trovão vai contar com a presença de Christian Bale, intérprete de Batman entre 2005 e 2012
Nos últimos anos, a DC e a Marvel têm dominado as telonas com filmes de super-heróis. Nesta quinta-feira (7), a hegemonia continua com o lançamento de Thor: Amor e Trovão. A nova trama vai marcar a estreia de Christian Bale no universo cinematográfico dos Vingadores. Depois de viver Batman durante sete anos, o ator pulou a cerca para viver o antagonista de Chris Hemsworth na trama.
Com a estreia de Thor 4, Christian Bale entra para uma lista exclusiva. Na indústria cinematográfica, o número de pessoas que tiveram a chance de interpretar diferentes personagens no mundo dos super-heróis é pequeno. Então, como aquecimento para Amor e Trovão, a Tangerina decidiu listar dez atores que brilharam na DC e na Marvel.
Michael Keaton em Batman (1989) e Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Divulgação/Warner Bros./Marvel Studios
Antes da popularização dos super-heróis nos cinemas, Michael Keaton foi um precursor na DC. Em 1989, o ator recebeu a oportunidade de viver o vigilante de Gotham City. Mais de três décadas depois, ele ainda é lembrado por sua interpretação de Batman.
Após ficar longe das tramas de heróis, o ator retornou ao mundo fantástico em 2017. Mas, desta vez, ele ingressou no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Keaton viveu o primeiro inimigo de Tom Holland como Peter Parker: o Abutre.
Tom Hardy viveu Bane e Venom nas telonas
Divulgação/Warner Bros./Sony Pictures
Apesar de explorarem o mesmo gênero (de super-heróis), a DC e Marvel apresentam várias diferenças em suas narrativas. Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), Tom Hardy interpretou o vilão Bane. A intensidade do ator neste universo não condiz com sua atuação como Venom.
Enquanto o anti-herói poderia apresentar uma intimidação similar à de Bane, Eddie Brock (Hardy) surfa entre a comédia e o drama em Venom (2018), o que não dá certo. No entanto, ao abraçar o humor na continuação Tempo de Carnificina (2021), o ator conseguiu provar seu valor dentro da Marvel.
Michelle Pfeiffer interpretou Mulher-Gato e Vespa na DC e Marvel, respectivamente
Divulgação/Warner Bros./Marvel Studios
Na década de 1990, os filmes do Batman eram conhecidos pelos toques de humor. Em meios às críticas, Michelle Pfeiffer deu uma aula de atuação. Ela conseguiu captar as principais características da anti-heroína nos quadrinhos, como a capacidade de fazer o público sentir empatia por suas atividades criminosas em Batman: O Retorno (1992).
No universo cinematográfico dos Vingadores, Michelle ainda não teve muito tempo para brilhar. A atriz apareceu nos momentos finais de Homem-Formiga e a Vespa (2018). No entanto, o breve retorno da atriz ao mundo dos heróis ajudou a trazer credibilidade e um toque de nostalgia ao filme da Marvel.
Willem Dafoe em Aquaman (2018) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Divulgação/Warner Bros./Marvel Studios
Diferentemente dos atores citados acima, Willem Dafoe começou na Marvel antes de ingressar na DC. Em Homem-Aranha (2002), ele foi o responsável por viver o primeiro e maior inimigo de Tobey Maguire nas telonas. Anos depois, o intérprete de Norman Osborn recebeu a chance de reprisar o papel no universo do Tom Holland.
Dafoe é o clássico ator que consegue entregar uma performance sólida com qualquer estúdio ou roteiro. Em Aquaman (2018), o seu personagem treinou o herói vivido por Jason Momoa, além de trabalhar como conselheiro em Atlantis.
Christian Bale como Batman e Gorr, o Carniceiro dos Deuses
Divulgação/Warner Bros./Marvel Studios
Durante sete anos, Christian Bale e Christopher Nolan reescreveram a história do Batman nos cinemas. Em um tom mais sombrio e fiel aos quadrinhos, a trilogia de filmes contou com uma performance impactante do ator como Bruce Wayne.
Agora, em 2022, Bale vai ter a chance de atuar na rival da DC e em um papel de vilão. Na trama, ele vai interpretar Gorr, o Carniceiro dos Deuses. O antagonista não vai parar até extinguir todas as entidades divinas da Marvel. Boa sorte, Thor (Hemsworth)!
Diferente da DC, Ryan Reynolds teve sucesso na Marvel
Divulgação/Warner Bros./Twentieth Century Studios
Ok, o ator não brilhou na DC. Lanterna Verde (2011) está entre as maiores decepções de super-heróis na história. Além de contar uma história nada intrigante sobre o herói, o estúdio não aproveitou a melhor qualidade de Ryan Reynolds: o humor.
No entanto, a Marvel usa e extrapola o lado cômico de Reynolds em Deadpool. No papel do Mercenário Tagarela, o ator encontrou o papel perfeito para sua carreira. Enquanto fala direto com o público, o anti-herói xinga, brinca e dá muita porrada.
A DC não soube usar o carisma de JK Simmons em Liga da Justiça
Divulgação/Warner Bros./Columbia Pictures
Assim como Dafoe, JK Simmons fez o caminho contrário dos atores da lista. Durante a trilogia de Maguire como Homem-Aranha, o ator viveu o emblemático JJ Jameson. Enquanto levava Peter Parker à loucura, o personagem causava muitas risadas com a alma avarenta.
Depois de fazer história na Marvel, Simmons demorou para retornar ao mundo dos heróis. Em Liga da Justiça (2017), ele interpretou o Comissário Gordon. Mas, assim como o filme, seu papel não é nada memorável.
Jared Leto parece não ter sorte com os filmes de super-heróis
Divulgação/Warner Bros./Sony Pictures
Esquadrão Suicida (2016) não vai ser lembrado pela qualidade do filme, mas sim, pela chance perdida da DC. O estúdio não aproveitou o elenco de qualidade para entregar uma narrativa intrigante. Em pouco tempo de tela, Jared Leto foi incapaz de melhorar a história no papel do Coringa.
Na Marvel, o ator também não recebeu a melhor das oportunidades. No universo cinematográfico de heróis da Sony, o vencedor do Oscar vive o vampiro Morbius. Apesar das críticas negativas, o filme rendeu memes de qualidade. Isso é que importa, né?
Halle Berry como Mulher-Gato na DC e Tempestade na Marvel
Divulgação/Warner Bros./Twentieth Century Studios
Depois de fazer história como a primeira mulher negra a vencer o Oscar de melhor atriz por sua atuação em A Última Ceia (2001), Halle Berry protagonizou um desastre de bilheteria: o filme solo da Mulher-Gato (2003). E, apesar do destaque da estrela, a trama não conseguiu emplacar com o público.
Mas, antes disso, Halle já tinha ingressado na Marvel. A atriz viveu a memorável Tempestade durante os filmes do X-Men. E, mesmo depois de pular a cerca para a DC, ela retornou para o universo dos mutantes. Não tem tempo feio com Berry!
Ben Aflleck em Superman vs. Batman: A Origem da Justiça e Demolidor - O Homem sem Medo
Divulgação/Warner Bros./Twentieth Century Studios
Você se lembra de Demolidor – O Homem sem Medo (2003)? Pois é! Antes de a Netflix produzir a história sobre Matt Murdock (Charlie Cox) no streaming, a Marvel lançou um filme solo do herói com deficiência visual. Mas, ao contrário de Homem-Aranha e X-Men, a trama estrelada por Ben Affleck não emplacou com os fãs de super-heróis.
Após Bale pendurar a capa do Batman, Affleck assumiu o manto do Cavaleiro das Trevas. No entanto, o ator experiente não teve o mesmo sucesso do seu antecessor. Ele interpretou o vigilante de Gotham em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) e nas duas versões da Liga da Justiça.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?