Divulgação/CBS
CBS encomendou novas temporadas de algumas de suas principais séries
A rede norte-americana CBS anunciou oficialmente nesta terça-feira (21) a renovação de NCIS, NCIS: Hawaii e CSI: Vegas para o biênio 2023/2024. Com as confirmações, apenas três séries seguem no limbo da emissora.
Os títulos que ainda aguardam por uma definição dos executivos são Blue Bloods, SWAT e a novata East New York. Enquanto a última estreou em outubro do ano passado, as outras duas estão entre as mais assistidas da CBS e exibem atualmente suas 13ª e sexta temporadas.
Anteriormente, a CBS já havia assegurado as renovações dos dramas Fire Country, The Equalizer, FBI, FBI: International e FBI: Most Wanted, e das comédias Young Sheldon, Ghosts, The Neighborhood, Bob Hearts Abishola e So Help Me Todd. A emissora também confirmou a estreia de The Never Game, nova série estrelada por Justin Hartley, o Kevin Pearson de This Is Us (2016-2022).
“Nesta temporada, a CBS continua sua tradição de vitórias, oferecendo uma combinação inigualável de séries de sucesso e novos programas que estão entretendo grandes audiências tanto na transmissão quanto no streaming”, disse Amy Reisenbach, presidente da CBS Entertainment, em comunicado enviado a jornalistas. “É uma prova do trabalho incrível feito por nosso talentos na frente e por trás das câmeras, e sei que continuaremos a desenvolver essa base de programação excepcional enquanto olhamos para o próxima temporada.”
Com a renovação para a 20ª temporada no ano passado, NCIS empatou com Gunsmoke (1955-1975) como a terceira série dramática do horário nobre mais longeva dos EUA, atrás apenas de Law & Order: SVU e Law & Order. Já CSI retornou após um hiato de sete anos e se encaminha para o terceiro ano do revival.
Esquecidas pela CBS no anúncio desta terça, Blue Bloods, SWAT e East New York são as únicas que permanecem no limbo, mas contam com situações muito diferentes nos bastidores. Duas delas, inclusive, têm grandes chances de retornar à programação da próxima temporada.
Segundo fontes ouvidas pelo site Deadline, Blue Bloods é que tem a melhor situação entre as três. Atualmente em sua 13ª temporada, o drama policial estrelado por Tom Selleck continua no Top 5 das séries roteirizadas mais assistidas da CBS e é peça-chave da programação de sexta-feira da rede, que foi reconstruída nesta temporada com as chegadas de SWAT e da novata Fire Country.
De acordo com a publicação, Blue Bloods e SWAT estão em negociações de renovação ativas, com cortes orçamentários propostos entre os pontos que precisam ser resolvidos. Em meio ao declínio geral de audiência da TV linear, tornou-se prática comum para as redes solicitar reduções de orçamento em séries de longa duração, que naturalmente se tornam mais caras à medida que envelhecem.
No caso de Blue Bloods, os cortes exigidos pela CBS eram mais agressivos e teriam colocado a sequência da série em risco. Entretanto, novas negociações alinharam os pontos entre as partes e a emissora está esperançosa pelo acerto da renovação da produção para a 14ª temporada.
Já SWAT é um caso raro de série que aumenta a audiência ano a ano e mesmo após sua mudança para as noites de sexta, onde o drama policial floresceu. Coprodução entre a Sony Pictures TV e a CBS Studios, as negociações para uma sétima temporada começaram recentemente e, segundo o site, não há grandes obstáculos a ser superados.
A situação mais complicada é a de East New York. Com audiência mediana e sem empolgar, a série novata estrelada por Amanda Warren (Gossip Girl) e Jimmy Smits (Obi-Wan Kenobi) terá que aguardar os executivos da CBS analisarem os pilotos de novas produções que estão em desenvolvimento para estrearem no próximo biênio. Nova aposta da emissora, a vindoura True Lies estreia em 1º de março e também pode roubar a vaga que seria da atração.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?