FILMES E SÉRIES

Ryan Gosling em cena de Agente Oculto

Paul Abell/Netflix

ANÁLISE

Netflix derrapa na curva ao transformar Agente Oculto em franquia

Número de horas assistidas de Agente Oculto desaba a cada semana, a ponto de ficar difícil justificar interesse do público em uma continuação

Luciano Guaraldo

Filme mais caro da história da Netflix, Agente Oculto está longe de ser um fracasso de público (já é o quarto filme mais visto da plataforma), mas está longe de ser o sucesso que o streaming esperava. Os executivos da empresa já devem estar se perguntando se não foram precipitados ao encomendarem uma sequência e um spin-off do longa, transformando a criação dos irmãos Russo em uma franquia.

Segundo dados divulgados pela própria Netflix, Agente Oculto acumula 245 milhões de horas assistidas na plataforma desde o seu lançamento, em 22 de julho. Porém, na última semana, a superprodução com Ryan Gosling e Chris Evans somou apenas 21 milhões de horas ao seu saldo, um número preocupante para um longa tão caro –a gigante investiu US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão) apenas na produção, sem considerar os gastos com sua divulgação mundial.

Dificilmente o longa chegará a 282 milhões de horas assistidas antes de completar os 28 dias no catálogo, tempo que a Netflix considera para calcular a “audiência” de suas produções originais. São essas 37 milhões de horas que separam Agente Oculto de Bird Box (2018), fenômeno estrelado por Sandra Bullock que se tornou o primeiro grande case de sucesso da empresa em longas originais.

Ainda mais preocupante para a Netflix é o fato de que Agente Oculto foi completamente ofuscado nas redes sociais por outro filme da plataforma, o despretensioso Continência ao Amor, que custou muito menos para a empresa e tem conquistado uma divulgação imensamente maior no boca a boca.

Em sua terceira semana no catálogo, o filme com Sofia Carson e Nicholas Galitzine já acumula 197 milhões de horas assistidas. Está muito próximo das 205 milhões de horas vistas por Esquadrão 6 (2019), outra superprodução de ação estrelada por Ryan Reynolds e dirigida por Michael Bay. Se Continência ao Amor fizer 8 milhões de horas na próxima semana –o que parece bastante provável–, se tornará o décimo filme mais visto da história da Netflix.

Esquadrão 6, vale lembrar, estreou na plataforma com a promessa de lançar uma franquia explosiva. Mas, no fim das contas, os executivos admitiram que o público simplesmente não demonstrou interesse o suficiente para novas aventuras dos personagens.

Pelo andar da carruagem, o desejo de ver Agente Oculto 2 ou qualquer filme derivado deste universo também cai a cada semana. Até que a produção esteja pronta para ser lançada, ninguém vai se importar mais com Court Gentry (Ryan Gosling). Aparentemente, os assinantes da Netflix estão mais dispostos a assistirem a Continência ao Amor 2… Talvez seja o caso de seguir os exemplos de Esquadrão 6 ou Bright (2017) e cancelar silenciosamente suas continuações.

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Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

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