FILMES E SÉRIES

David Harbour como Papai Noel em Violent Night

Reprodução/Universal Pictures

CRÍTICA

Noite Infeliz: Ator de Stranger Things é Papai Noel assassino em filme

Longa estreia nos cinemas nesta quinta-feira (1º); elenco conta com David Harbour, John Leguizamo e Beverly D'Angelo

André Zuliani

Quem nunca teve uma experiência no Natal na qual um dos presentes escondidos nas caixas embaixo da árvore não era exatamente o que você esperava? Em Noite Infeliz (2022), novo filme estrelado por David Harbour (o Hopper de Stranger Things), esse definitivamente não é o caso –o longa entrega exatamente o que promete. E muito mais!

Quem assiste ao trailer de Noite Infeliz pode se permitir pensar que um filme natalino no qual o Papai Noel surge bêbado, dando surra em vilões e dizendo palavrões não deve ser um longa tão absurdo assim. Afinal, é comum que estúdios façam prévias para levar o espectador ao cinema, apenas para surpreendê-lo com uma trama que pouco se parece com o que ele aguardava.

Para o bem ou para o mal, Noite Infeliz é, de fato, um absurdo. Daqueles que choca com uma história claramente sem sentido, cheia de momentos clichês e frases feitas que parecem estar ali para questionar a inteligência do público. Surpreendentemente, o resultado final é nada menos do que incrível.

Em sua primeira cena, o longa já diz a que veio. Em um pequeno bar na Inglaterra, um velho barrigudo e de barbas brancas (Harbour) aparece trajado com a roupa do Papai Noel, muito bêbado e infeliz com a vida. Ele reclama das crianças atuais, que parecem ter se esquecido da magia do Natal e só se importam com o novo videogame da vez. Este homem é, de fato, o bom velhinho dos mitos natalinos.

David Harbour

David Harbour em nova versão do Papai Noel

Divulgação/Universal Pictures

O Papai Noel de Noite Infeliz, no entanto, não é o velho baixinho e benevolente que gosta de biscoitos e dá risada com “ho, ho, ho”. Aqui, Harbour vive uma nova versão do mito, que aprecia muito mais um bom uísque do que um copo de leite e grita palavrões quando suas renas deixam um rastro de cocô por onde passam.

Noite Infeliz é também um filme que exige ser levado a sério por seus próprios méritos, mesmo quando faz referências descaradas a outros clássicos de Natal –principalmente Duro de Matar (1988) e Esqueceram de Mim (1990)– e ousa misturar violência de (muita) ação sangrenta com uma subtrama sentimental sobre a crença inabalável de uma jovem no Papai Noel.

O absurdo começa quando Noel, em sua clássica missão anual de levar presentes para as crianças de todo o mundo, se vê preso em uma situação realmente infeliz. Ao chegar na enorme mansão dos Lightstone, o bom velhinho descobre que a inocente jovem Trudy Lighstone (Leah Brady) foi feita refém por bandidos mercenários ao lado de toda a sua família.

Na cena do crime estão Gertrude Lightstone (Beverly D’Angelo), matriarca dura e implacável que reuniu a família disfuncional para mais uma celebração de Natal. Junto com ela estão seus dois filhos: Alva (Edi Patterson), que faz qualquer coisa para ter a atenção (e a herança) da mãe, e Jason (Alex Hassell), pai de Trudy, cuja dependência da família colocou seu casamento com Linda (Alexis Loude) em crise. Há ainda Bert (Alexander Elliot), o filho mimado e influencer de Alva, e Morgan (Cam Gigandet), ator que está apenas interessado no dinheiro dos Lightstones.

David Harbour e John Leguizamo

David Harbour e John Leguizamo

Divulgação/Universal Pictures

Quando a equipe de mercenários liderada por Scrooge (John Leguizamo) surge em busca da riqueza de Gertrude, é a fé de Trudy na magia do Natal que faz com que Noel decida ficar para ajudá-la. Mesmo bêbado e fora de forma, ele “encarna” Bruce Willis para derrubar os vilões um a um.

Estrela do longa, David Harbour dá vida a um Papai Noel com origens vikings e mais de mil anos de vida. Ele é quase um membro dos Mercenários de Sylvester Stallone, com habilidade incomparável para matar com martelos gigantes e escapar de balas. As cenas de luta comandadas pelo diretor Tommy Wirkola aproximam Noite Infeliz de filmes como John Wick: De Volta ao Jogo (2014) e Trem-Bala (2022), principais títulos de ação dos últimos anos.

Com Harbour no papel de Bruce Willis, Leah Grady é o Macaulay Culkin do filme. Assim como Kevin McCallister de Esqueceram de Mim, a jovem “se junta” à treta com planos mirabolantes e armadilhas (quase) mortais para ajudar Noel a derrotar vilões. Uma união inesperada, mas que rende ótimas sequências e boas risadas.

Grata surpresa do fim de ano, Noite Infeliz é o tipo de longa que nasce com o público clamando por uma franquia. Caso David Harbour esteja disposto, é provável que ver o Papai Noel bêbado surrando bandidos se torne a mais nova tradição de Natal das famílias.

David Harbour

Noite Infeliz

Trailer dublado

Cartaz de Noite Infeliz

Noite Infeliz

Ação, Comédia
16

Direção

Tommy Wirkola

Produção

Universal Pictures

Onde assistir

Cinemas

Elenco

David Harbour
Leah Brady
John Leguizamo
Beverly D'Angelo
Alex Hassell
Alexis Louder
Edi Patterson
Cam Gigandet
Alexander Elliot
Brendan Flatcher
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?