(Foto: Divulgação/Paris Filmes)
A Longa Marcha: Caminhe ou Morra, lançado nos cinemas brasileiros nesta semana, tem 89% de aprovação
A Longa Marcha: Caminhe ou Morra, a mais recente adaptação cinematográfica da obra de Stephen King, estreou nos cinemas brasileiros nesta semana. Dirigido por Francis Lawrence, cineasta conhecido por seu trabalho na franquia Jogos Vorazes, o filme teve uma boa recepção tanto da crítica quanto do público. O desempenho coloca o novo longa como um dos mais bem avaliados do autor que é considerado o “Mestre do Terror”.
A obra atingiu uma avaliação quase perfeita da crítica especializada, chegando a registrar 94% de aprovação no agregador Rotten Tomatoes –agora, no dia da publicação deste texto, está em 89%, com mais de 230 avaliações registrados. Além disso, A Longa Marcha tem 85% de aprovação do público e uma boa nota 7,4 no IMDb.
O filme é listado entre os mais bem avaliados de King, superando marcos como Eclipse Total (86%), O Iluminado (84%) e IT (67%). A aclamação se deve em grande parte ao foco da narrativa. Os críticos elogiaram a escolha do filme em se concentrar firmemente nas vidas e emoções dos jovens competidores, tornando a obra tensa, comovente e complexa.
A Longa Marcha: Caminhe ou Morra é uma história profundamente orientada pelos personagens, construída em torno dos laços de amizade e amor que se formam mesmo nas piores circunstâncias. A crítica do Collider, por exemplo, deu ao filme uma nota 9/10, descrevendo-o “como um dos melhores filmes de terror do ano por deixar um impacto duradouro”.
A Longa Marcha: Caminhe ou Morra é baseado em um dos romances mais antigos de Stephen King, escrito em 1979 sob o pseudônimo de Richard Bachman. O roteiro foi assinado por J.T. Mollner.
A trama se desenrola em um futuro distópico onde os Estados Unidos estão sob um regime autoritário. Anualmente, o governo recruta um grupo de jovens para participar de uma competição mortal televisionada chamada A Longa Marcha. O protagonista é o adolescente Ray Garraty, interpretado por Cooper Hoffman.
A regra da marcha é brutal e clara: os participantes devem manter um ritmo constante sem parar. Se o ritmo diminuir, eles recebem um aviso. Com três avisos, o competidor é baleado e “sai do jogo” para sempre. Não há linha de chegada; o vencedor é o último homem de pé, e o prêmio é a realização de um desejo e suporte financeiro vitalício. O filme mostra sem rodeios a violência do regime opressor e os aspectos mais sombrios da humanidade.
Francis Lawrence dirigiu o filme, que, de modo geral, é considerado uma adaptação bastante fiel ao material original. No entanto, a principal alteração está no final. O roteirista J.T. Mollner revelou que ficou lisonjeado quando o próprio Stephen King “adorou” o que foi feito. O objetivo da mudança foi criar um desfecho surpreendente para os fãs leais, mantendo o mesmo espírito da obra.
O elenco principal conta com Cooper Hoffman no papel de Ray Garraty, David Jonsson como Peter McVries, e Mark Hamill interpretando O Major. Outros nomes que compõem o elenco são Garrett Wareing, Charlie Plummer, Tut Nyuot, Ben Wang, Judy Greer e Josh Hamilton. O filme tem 1 hora e 48 minutos de duração.
LEIA TAMBÉM -> 5 filmes de Stephen King que você talvez não conheça
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?