FILMES E SÉRIES

A atriz Sara Sarres em ensaio fotográfico

Divulgação/Franklin Maimone

MÃEZONA

O Coro: Pioneira de musicais, Sara Sarres é ‘mãezona’ da nova geração

Atriz de musicais retomou parceria com Miguel Falabella na série original do Disney+; os dois desbravaram juntos o teatro no Brasil

Luciano Guaraldo

Se o Brasil hoje conta com uma indústria dos musicais, com vários teatros em São Paulo e no Rio de Janeiro dedicados ao gênero, isso se deve a artistas que desbravaram o território e construíram um mercado. São nomes como Miguel Falabella, Marcus Tumura (1968-2017), Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello e Sara Sarres. E não é por acaso que o primeiro e a última estão juntos em O Coro, série nacional do Disney+.

Na atração criada e dirigida por Falabella, Sara Sarres dá vida a Marita Bell, uma grande estrela de musicais que sonhou desde criança com a vida nos palcos. Se na ficção ela acompanha a seleção de um grupo de jovens atores que vão formar o coro de uma companhia teatral, na vida real a atriz já sentiu esse processo na pele muitas vezes.

“Para mim, é uma honra poder fazer parte desse momento do teatro musical, dessa nova empreitada, desse novo meio de levar o nosso espetáculo para o audiovisual, com músicas brasileiras, contando a nossa história, enaltecendo a nossa arte, os nossos compositores… É uma mistura de gratidão com muita felicidade”, valoriza a atriz em conversa exclusiva com a Tangerina.

“Eu vivo e transpiro teatro musical, amo muito o gênero e tenho muita sorte de poder trabalhar com isso. Parece que eu estou sonhando o tempo todo. É uma luta, porque eu meio que desbravei todas as etapas do teatro musical. Inaugurei o Teatro Abril [atual Renault], criei o primeiro curso de teatro musical no Brasil, já tive muitas frentes de primeiras vezes, e agora estou na primeira série brasileira original musical.”

Sara Sarres como a Marita da série O Coro

Sara Sarres como a Marita da série O Coro

Divulgação/Disney+

Com a experiência de quem já superou muito perrengue para estar na posição que ocupa hoje, a atriz não contém o instinto de abraçar os integrantes mais jovens de O Coro. “Eu vejo esses novos talentos surgindo, são todos brilhantes. Essa nova geração chega tão completa, tão preparada. Eles são muito estudiosos, e eu vejo isso como uma plantinha que a gente semeou lá atrás. Espero que mais gente possa conhecer o teatro musical e a nossa música através da série”, torce a estrela.

E, apesar de Marita não ser exatamente uma pessoa carinhosa –“ela é intensa”, como define sua intérprete–, Sara Sarres libera o lado coruja para proteger seus colegas de elenco. “A audição é um processo muito difícil, cruel, e não importa se você já atuou nisso ou naquilo, todos são iguais na fila. Eu me sinto bem mãezona, adoto mesmo, torço, choro junto. Quanto mais unida a indústria, mais ela tende a crescer. Então, por que não transmitir o conhecimento? Eu acabo me realizando pela realização dos outros”, define.

“Quando vejo aquele ator que queria fazer aula de canto aos 10 anos e agora, aos 20, compete no Prêmio Bibi Ferreira, eu choro igual mãe de miss (risos). Torço muito por todos eles, para que seja cada vez mais uma geração generosa e feliz. Nos primeiros anos, a gente tinha poucos espetáculos, e isso trouxe uma competição muito acirrada. Tem mais musicais agora, mas a busca pelo desenvolvimento dos artistas também cresceu. O ator de musical é o triatleta das artes, tem que dominar canto, dança, atuação, e isso é cada vez mais exigido. Mas, se você entrar no processo de audição com generosidade, isso não ameaça seu lugar”, ensina Sara.

A primeira temporada de O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu! está disponível completa no Disney+. Um segundo ano já foi gravado, mas ainda não tem previsão de estreia. Confira o trailer da produção:

Miguel Falabella em O Coro

Assista ao trailer de O Coro

Os dez episódios da primeira temporada já estão disponíveis no Disney+

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?