(Foto: Divulgação/AMC)
Entenda o desfecho da investigação da morte do filho do Tenente Joe Leaphorn (Zahn McClarnon)
A série de suspense policial Dark Winds, que se passa na Nação Navajo durante a década de 1970, teve suas duas primeiras temporadas disponibilizadas na Netflix no Brasil nesta semana. Um sucesso já consolidado nos Estados Unidos, onde é exibida pela AMC, a produção conta com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. O final da segunda temporada encerra o arco da investigação da morte do filho do Tenente Joe Leaphorn, mas deixa consequências profundas para os personagens.
A partir daqui, temos spoilers da segunda temporada de Dark Winds. A trama foca na busca de Joe Leaphorn (Zahn McClarnon) pela verdade por trás da explosão que matou seu filho e outros trabalhadores anos antes, um evento que a lei considerou acidental. A investigação se intensifica quando um assassinato semelhante, usando explosivos, ocorre.
O responsável por montar e detonar as bombas era o assassino de aluguel Colton Wolf (Nicholas Logan), que estava seguindo ordens de um benfeitor rico. O mandante de todos os crimes é revelado como o empresário local BJ Vines (John Diehl), que possuía o local de perfuração onde o filho de Leaphorn morreu.
Vines descobriu depósitos de urânio inexplorados no local e contratou Colton Wolf para bombardear o sítio, reduzindo seu valor para que ele pudesse comprá-lo a um preço baixo. Quando uma testemunha, Emerson, decidiu confessar a verdade sobre o atentado, Vines recontratou Colton Wolf para assassiná-lo.
No clímax da temporada, BJ Vines atira em Colton Wolf para eliminar a única ligação viva entre ele e os atentados, após dar dinheiro a Wolf em um gesto enganoso. Vines é preso, mas é solto sob fiança graças à sua riqueza e conexões, demonstrando que a “Justiça Branca” não funcionaria.
Diante da falha do sistema legal, Leaphorn decide fazer justiça com as próprias mãos. Ele sequestra Vines e o leva para o deserto, onde o abandona para morrer congelado. Embora Leaphorn não tenha tecnicamente puxado o gatilho –uma decisão que, segundo um produtor executivo, partiu do próprio ator Zahn McClarnon–, ele garantiu que Vines recebesse a punição.
O ato permite que Leaphorn finalmente chegue à aceitação da morte de seu filho. Como símbolo de superação, Joe derrete a fivela de cinto de seu filho (recuperada em uma caixa de Colton Wolf) e a transforma em uma pena de metal.
Tenente Joe Leaphorn (Zahn McClarnon), da Polícia Tribal, em cena de Dark Winds
(Foto: Divulgação/AMC)
As consequências do final se espalham pela equipe. A policial Bernadette Manuelito (Jessica Matten) fica abalada, acreditando que Vines escapou da justiça. Ela decide aceitar uma oferta de emprego na Patrulha da Fronteira dos EUA, deixando a Polícia Tribal Navajo.
Leaphorn entrega a pena de metal a Bernadette como um presente de despedida, simbolizando seu papel de figura paterna substituta. Por sua vez, Jim Chee (Kiowa Gordon) é reintroduzido na Polícia Tribal Navajo, livre de envolvimento federal, aceitando mais plenamente sua identidade. Chee e Bernadette também compartilham um beijo no final da temporada antes da partida dela.
A terceira temporada de Dark Winds já foi ao ar nos Estados Unidos. A AMC, canal responsável pela série, estreou a terceira leva de episódios (com oito capítulos) em março deste ano.
Os novos episódios se passam seis meses após o final da segunda parte. Joe Leaphorn e Jim Chee investigam o desaparecimento de dois jovens. Paralelamente, Bernadette Manuelito, em seu novo papel, se envolve em uma conspiração de contrabando humano e de drogas. Leaphorn também enfrenta desafios pessoais, sendo assombrado por visões de uma entidade mística Navajo chamada Ye’ittsoh.
A terceira temporada de Dark Winds deve ficar disponível na Netflix em breve. A série já foi renovada, inclusive, para um quarto ano.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?