FILMES E SÉRIES

O Menino Maluquinho

Divulgação/Netflix

ANÁLISE

O Menino Maluquinho: Série animada leva magia das HQs para a Netflix

Primeira parte da temporada inidical estreou na plataforma na quarta-feira (12) e conta com nove episódios que honram a obra de Ziraldo

André Zuliani

Obra máxima de Ziraldo, O Menino Maluquinho divide com a Turma da Mônica o rótulo de principal história em quadrinhos nacional para o público infantil. Desde os anos 1980, as aventuras do garoto que usa uma panela como chapéu encantam crianças e adultos de várias gerações.

Depois de dois filmes live-action bem-sucedidos nos anos 1990, O Menino Maluquinho finalmente ganhou uma adaptação animada que honra a obra original. Idealizada pela dupla Carina Schulze e Rodrigo Olaio, a animação da Netflix consegue levar para o streaming a magia e o encanto vistos nas HQs.

Com a mesma trama dos quadrinhos, O Menino Maluquinho mostra o personagem-título vivendo aventuras –e se metendo em confusões– ao lado dos personagens icônicos criados por Ziraldo. Desta vez, porém, o garoto de 10 anos com imaginação fértil tem sua jornada adaptada para o novo milênio, com (muito) mais diversidade e histórias que se encaixam na sociedade atual.

Para modernizar a narrativa, Carina buscou inspiração nas histórias originais de 40 anos atrás. Na série da Netflix, Maluquinho precisa se adaptar à sua nova vida após a separação dos pais. Isso inclui mudança de cidade, colégio e, claro, novos amigos.

A principal mudança em O Menino Maluquinho da Netflix pode ser vista nos personagens. Julieta, uma das melhores amigas do protagonista, deixou de ser branca como na HQ original para estrelar a animação como uma garota preta. Por se tratar de uma série brasileira, nada seria mais justo do que ter um elenco que represente diversidade.

Com histórias curtas, de pouco mais de 12 minutos de duração, a animação da Netflix acerta em praticamente tudo. Escrita por um grupo de roteiristas experientes em comédias, O Menino Maluquinho tem um humor rápido e inteligente que se encaixa perfeitamente nas características do protagonista e de sua turma de amigos.

Para atingir a excelência nos diálogos, a dublagem também não fica para trás. Referência no mercado, o time de voz brasileiro capta o timing perfeito entre piadas e comentários irônicos que ajudaram os quadrinhos a atingirem o sucesso.

Do auge de seus 90 anos, Ziraldo pode se orgulhar. O Menino Maluquinho da Netflix é uma adaptação digna, que honra o material original e leva o encanto das HQs para que uma nova geração de crianças conheça uma das melhores obras nacionais de todos os tempos.

Com nove episódios, a primeira parte de O Menino Maluquinho já está disponível na plataforma. Serão 26 no total, com o restante da leva ainda sem previsão para estrear na Netflix.

O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho

Trailer oficial

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?