FILMES E SÉRIES

Laura Birn em Fundação, série de ficção científica com três temporadas no Apple TV

(Foto: Divulgação/Apple TV)

FUNDAÇÃO

O sci-fi da Apple com 87% de aprovação, 30 episódios e sem data para acabar

Baseada no romance do escritor Isaac Asimov, Fundação pode ter até oito temporadas. Será que chega até lá?

Vinícius Andrade, Tangerina
Vinícius Andrade

Por ter custo alto e nem sempre entregar a audiência suficiente, o gênero de ficção científica em plataformas de streaming costuma ser marcado por cancelamentos abruptos e histórias interrompidas, como ocorreu com produções como Shantaram (2022) e Periféricos (2022). No entanto, Fundação, série sci-fi disponível no Apple TV, é uma exceção.

Atualmente, a obra conta com três temporadas completas, totalizando 30 episódios que adaptam o universo literário de Isaac Asimov (1920-1992). E ainda há muita história para contar. A trama central de Fundação acompanha o colapso do Império Galático e os esforços do matemático Hari Seldon (Jared Harris) para alterar minimamente alguns eventos na esperança de diminuir o tempo sombrio.

Seldon utiliza a psico-história, uma ciência capaz de prever o comportamento de grandes massas, para estabelecer uma fundação de artesãos e engenheiros destinada a preservar o conhecimento humano. Ao lado de Gaal Dornick (Lou Llobell), ele enfrenta a resistência da dinastia genética de clones que governa a galáxia, liderada por Brother Day (Lee Pace).

Quantas temporadas a série sci-fi do Apple TV vai ter?

Enquanto algumas produções do gênero enfrentam o encerramento precoce, Fundação já recebeu sinal verde para sua quarta temporada, que está em fase de planejamento. As gravações devem acontecer ainda neste ano, com previsão de lançamento para 2027.

Os novos episódios serão comandados pelos co-showrunners e produtores executivos Ian Goldberg (de Fear the Walking Dead) e David Kob (de Flash). Eles assumiram o cargo com a benção do co-criador David S. Goyer, que confirmou ter deixado planos delineados para que a série possa se estender até uma oitava temporada, se necessário.

A ambição de oito temporadas é amparada pela obra de Asimov, que oferece material suficiente para expandir o universo muito além dos conflitos iniciais. A estrutura dos livros permite que a série do Apple TV explore diferentes saltos temporais e crises sistêmicas da humanidade ao longo de séculos.

Terrence Mann em cena da terceira temporada de Fundação

Terrence Mann em cena da terceira temporada de Fundação

(Foto: Divulgação/Apple TV+)

Fundação é boa?

No Rotten Tomatoes, Fundação mantém um índice de aprovação de 87%, o que reforça o suporte da crítica especializada para a continuidade da saga. O índice junto ao público é de 73%, enquanto no IMDb a nota é um bom 7,6.

A discussão para saber até qual temporada Fundação vai chegar é tema frequente de debate em comunidades digitais. No Reddit, um tópico popular questiona se o plano de oito partes é realista diante dos custos elevados de produção. Usuários discutem se a lealdade da Apple ao gênero sci-fi e o status de fenômeno global da série serão suficientes para assegurar que a visão de Goyer seja concluída sem interrupções. Só o tempo dirá.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Vinícius Andrade, Tangerina

Vinícius Andrade

Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news

Ver mais conteúdos de Vinícius Andrade

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Só o que vale o play

Toda sexta-feira, no seu e-mail, as melhores dicas de filmes e séries para ver em casa