FILMES E SÉRIES

Cícero Lucas em cena de Marte Um

Divulgação/Filmes de Plástico

DISPUTA PELA GLÓRIA

Oscar 2023: Marte Um bate filme de dom Pedro e luta por vaga do Brasil

Filme dirigido por Gabriel Martins superou A Viagem de Pedro (2022) e vai brigar por uma vaga no maior prêmio da indústria cinematográfica

André Zuliani

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta segunda-feira (5) o filme que irá representar o Brasil no Oscar 2023. O escolhido foi Marte Um (2022), longa dirigido por Gabriel Martins, que superou A Viagem de Pedro (2022) na disputa por uma vaga entre os indicados a melhor filme internacional.

Os dois filmes estavam entre os seis pré-selecionados pela entidade para representar o país na disputa da 95ª edição do Oscar. Além de Marte Um e o filme sobre dom Pedro 1º (1798-1834), completavam a lista A Mãe, Carvão, Pacificado e Paloma.

“A escolha de Marte Um para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. Marte Um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, disse Bárbara Cariry, presidente da comissão, em comunicado enviado a jornalistas.

Confira a sinopse oficial de Marte Um:

Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia a dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, a matriarca Tércia (Rejane Faria) cuida da casa enquanto passa por crises de angústia. O pai, Wellington (Carlos Francisco), quer ver o filho virar jogador de futebol profissional; a filha mais velha, Eunice (Camilla Damião) tem um novo amor, enquanto o pequeno Deivinho (Cícero Lucas) sonha em colonizar Marte.

“O filme foi produzido graças a um fundo público de 2016 voltado para diretores negros e narrativas de temática negra com o intuito de levar às telas cineastas de grupos minoritários. Obviamente, esse fundo não existe mais. Rodamos o longa em outubro de 2018, durante as eleições, o que acabou influenciando também a narrativa. Não tínhamos ideia do que viria depois”, contou Thiago Macêdo Correia, produtor do longa, também em comunicado.

Marte Um está em exibição nos cinemas. Já o Oscar 2023 está marcado para 12 de março do ano que vem, com o anúncio da lista final dos indicados marcado para 24 de janeiro.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?