Divulgação/Sony Pictures
Ainda Estou Aqui tem a chance de colocar os holofotes na indústria nacional
O Brasil está no clima de Copa do Mundo por conta do Oscar 2025. O cinema nacional está representado em três categorias da premiação mais prestigiada do mundo. Após várias indicações ao longo dos anos, o país tem a oportunidade de conquistar sua primeira estatueta. Ainda Estou Aqui é uma história memorável e merece todo o reconhecimento que está recebendo.
O cinema brasileiro já fez história no Oscar. Pela primeira vez, uma produção nacional foi indicada na categoria de melhor filme. Ainda Estou Aqui se destaca não apenas por sua qualidade técnica e narrativa, mas também por sua relevância social e política, competindo com os maiores longas-metragens dos últimos 12 meses.
Além da indicação a melhor filme, a produção disputa a estatueta de melhor filme internacional, se juntando a uma seleta lista de filmes brasileiros que já concorreram nessa categoria: O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que É Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999).
Outra possibilidade de vitória histórica para o Brasil vem com Fernanda Torres. Assim como sua mãe, Fernanda Montenegro, a atriz foi indicada a melhor atriz, mas agora tem a chance de ir além e trazer a estatueta para a América do Sul.
O impacto de um possível triunfo do Brasil no Oscar 2025 seria enorme. A vitória pode atrair mais atenção para a indústria nacional, impulsionando o cinema brasileiro no cenário global. Fernanda Torres, que já conquistou reconhecimento internacional, deve ganhar ainda mais oportunidades em grandes produções estrangeiras.
Ainda Estou Aqui pode desempenhar um papel tão significativo para o Brasil quanto Parasita (2019) para o cinema sul-coreano. O filme de Bong Joon-ho venceu os prêmios de melhor filme e melhor filme internacional, mudando para sempre a forma como Hollywood enxerga o cinema asiático.
Mesmo que a disputa seja acirrada, o cinema brasileiro merece ao menos uma vitória no Oscar 2025. Ainda Estou Aqui tem todas as qualidades de um vencedor e, se levar a estatueta, pode transformar o futuro da nossa indústria cinematográfica. Mas, independentemente do resultado, as indicações já consolidaram nossa força em um setor historicamente dominado por produções norte-americanas.
O Oscar 2025 acontece neste domingo (2) a partir das 21h (horário de Brasília). A transmissão da 97ª edição será feita na Globo (sinal aberto), TNT (canal por assinatura) e na Max (plataforma de streaming).
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?