Foto: Reprodução/Netflix
Uma Mãe Perfeita é uma trama de quatro episódios baseada na investigação de um caso real
Para quem é fã de um bom thriller, Uma Mãe Perfeita (2021), minissérie francesa da Netflix, é uma ótima escolha para maratonar. Com apenas quatro episódios, a história mostra a investigação de um crime baseado em uma história real.
Anya (Eden Ducourant) é uma jovem alemã, filha de francesa, que sai da casa dos pais em Berlim para fazer faculdade em Paris. Após uma noite de festa, ela se vê no meio da investigação de um assassinato brutal, do qual ela estava na cena do crime, mas não se lembra de nada. Anya, então, liga para Hélène (Julie Gayet), sua mãe, e pede ajuda.
Convencida da inocência da filha, Hélène pega o primeiro voo para Paris e, ao ver que a polícia não acredita na jovem, decide iniciar uma investigação por conta própria. Ela procura Vincent (Tomer Sisley), um advogado que foi seu amor na juventude. Conforme faz as próprias descobertas, Hélène passa a desconfiar da inocência da própria filha e tenta descobrir o que realmente aconteceu.
A minissérie Uma Mãe Perfeita é baseada no romance homônimo, de Nina Darnton. Para escrever o livro, a autora teve como principal inspiração o caso de Amanda Knox, uma jovem norte-americana que foi presa na Itália em 2007, acusada pelo assassinato de Meredith Kercher, jovem britânica. As duas estavam fazendo intercâmbio na cidade de Perugia e dividiam o apartamento.
Em novembro de 2007, Amanda Knox e seu então namorado voltavam para seu apartamento, em Perugia, quando encontraram o corpo de Meredith Kercher já sem vida e decidiram chamar a polícia. Os dois, no entanto, acabaram se tornando os principais suspeitos do assassinato e foram presos pela polícia italiana.
Na história real, a mãe de Amanda não foi até a Itália realizar uma investigação por conta própria; a principal semelhança entre o caso e a minissérie da Netflix é o fato de uma jovem ter sido acusada de um assassinato enquanto morava fora do seu país de origem.
Uma outra semelhança é que o DNA de um terceiro estrangeiro também foi encontrado na cena do crime; na série, o personagem é Kamal (Julien Lopez), um jovem refugiado da Síria, que também se torna suspeito. No caso de Meredith, o DNA encontrado pertencia a Rudy Guede, um imigrante da Costa do Marfim que já estava sendo procurado por roubo e outros delitos.
Após Knox ser inocentada, apenas em 2011, Guede foi considerado culpado pelo assassinato da jovem britânica e condenado a 16 anos de prisão na Itália. A história da Netflix em Uma Mãe Perfeita, no entanto, apresenta reviravoltas surpreendentes que podem ou não a ver com a realidade.
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Paola ZanonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?