Divulgação/Star+
Em entrevista à Tangerina, Celeste Cid também falou sobre como é atuar no Star+ depois de uma carreira construída nas novelas
A comédia dramática Planners, que estreia nesta sexta-feira (5) no Star+, é uma produção argentina protagonizada por uma mulher que precisa reconstruir sua vida depois de se divorciar. Sem chão nem rumo, Malena (Celeste Cid) decide seguir o antigo sonho de abrir uma agência de organização de eventos. Aos poucos, descobre sua força e que não precisa de um homem ao seu lado para ser feliz. A protagonista, porém, rejeita o rótulos de atração feminista. “Seria mais uma pressão para suportar”, resume.
“Malena é uma mulher que sai de uma crise de divórcio, mas acho difícil considerá-la um exemplo de feminismo, porque Planners não deixa de ser uma série que retrata um recorte da vida de uma pessoa em um tempo determinado. Acho legal abrir o debate para isso, mas é preciso ter cuidado para não ser apenas mais um rótulo a ser defendido”, comenta Celeste em conversa com a Tangerina. “A mulher já tem que ser empoderada, tem que ser feminista, tem que fazer isso e aquilo, entende? Não precisamos de mais uma vara colocada sobre nós de como as coisas devem ser para as mulheres.”
“Ao que me parece, neste caso é a história de uma mulher que recomeça a sua vida, mas também questiona um pouco os pensamentos antiquados”, resume a atriz, que admite que Planners critica o machismo por meio do ex-marido de Malena, Marcos (Gonzalo Valenzuela). “O personagem tem alguns textos e uma filosofia de vida que são uma voz e tanto. [Ele fala:] ‘Você não pode, você não vale a pena’, ele a diminui para ficar mais encorajado.”
“A mãe da Malena [vivida por Luz Palazón] também diz algumas coisas como: ‘O que você vai fazer sem ele?’, como se a mulher não tivesse mais nada quando o homem não está lá. Mas é uma mulher de 60 e poucos anos, você entende que ela foi criada com esse tipo de fala, mostra que esse tipo de pensamento ainda nos invade. Isso coloca você para pensar e, mesmo que não chegue a muitas conclusões, pelo menos já questionou aquilo, fez você olhar as coisas de maneira diferente.”
Acostumada a trabalhar em novelas com quase 200 capítulos, como Sos Mi Hombre (2012) e Las Estrellas (2017), Celeste Cid encara o desafio de resumir a trajetória de Malena em uma temporada de dez episódios com alegria. “Tem alguma coisa especial quando se atua em uma série, e também em filmes, que é saber onde a história começa e onde ela termina. Então é como se você ganhasse uma caixinha com todos esses elementos e soubesse onde vai poder colocar cada um deles”, compara.
“Você recebe os roteiros e pode avaliar as intenções, onde aquela trama vai chegar e, juntamente com o diretor, pode avaliar se o foco vai ser colocado nisso ou naquilo. Nas novelas, acaba ocorrendo o contrário: você fica vários capítulos enchendo linguiça com algo que poderia ser resolvido em uma cena. Como atriz, às vezes não tenho nenhum elemento para acreditar no que estou dizendo e não sei como aquela história vai terminar, então faço porque tenho que fazer, mas sem aquela precisão. Gosto muito mais das séries, porque não gasto cartuchos em vão.”
Rodada em Buenos Aires, a primeira temporada de Planners conta com nove episódios de 45 minutos cada. O elenco, além de Celeste Cid, Gonzalo Valenzuela e Luz Palazón, também conta com Leticia Siciliani, Guillermo Pfening, Matías Recalt, Marcos Montes e Claudio Da Passano. Confira o trailer da produção, que entra no catálogo do Star+ na íntegra nesta sexta-feira (5):
Planners
Trailer da primeira temporada da série do Star+
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?