Pluft, o Fantasminha: Filme com Arthur Aguiar honra obra original

FILMES E SÉRIES

Nicolas Cruz

Divulgação/Globo Filmes

CRÍTICA

Pluft, o Fantasminha: Adaptação tem tudo para virar clássico infantil

Filme nacional com Nicolas Cruz, Lola Belli, Juliano Cazarré e Fabíula Nascimento já estão em exibição nos cinemas

André Zuliani

Adaptar uma obra clássica para outra mídia nunca é uma tarefa fácil. Quando se trata de um produto cujo legado perdura há décadas e é amado por gerações de jovens, esta missão torna-se ainda mais complicada. Este imenso obstáculo, contudo, foi superado de forma surpreendente em Pluft, O Fantasminha, filme nacional dirigido por Rosane Svartman (Totalmente Demais).

Inspirado na icônica peça homônima escrita por Maria Clara Machado (1921-2001), o longa estreia nas telonas do Brasil nesta quinta-feira (21) cercado de expectativas. Após inúmeras montagens no teatro e publicações em livros, a história de Pluft ganhou uma versão cinematográfica com todos os elementos necessários para virar um clássico infantil do cinema nacional.

Filmado com uma tecnologia 100% brasileira, Pluft, o Fantasminha precisou superar muitos obstáculos para chegar à luz do dia. O principal e mais importante deles dizia respeito ao principal personagem da história: como tornar crível a aparição de uma criança que, acima de todas as suas características, é um fantasma que flutua pelo ar e é capaz de atravessar objetos?

A solução encontrada pela equipe liderada por Rosane e pela produtora executiva Clélia Bessa foi certeira, mas longe de ser barata. Com um orçamento de R$ 12 milhões, a adaptação de Pluft é considerada a maior produção infantojuvenil do cinema brasileiro.

Lola Belli

Lola Belli vive Maribel

Divulgação/Globo Filmes

Para dar vida ao universo fantástico do mundo dos fantasmas, o elenco encabeçado por Nicolas Cruz e Fabíula Nascimento rodou grande parte de suas cenas em filmagens subaquáticas. Desta maneira, a diretora conseguiu captar da melhor forma os “trejeitos” dos personagens que flutuam por um casarão velho enquanto vagam pelos cômodos sem se preocuparem em abrir portas.

A trama, apesar de atualizada para o público de 2022, permanece quase a mesma da obra de Maria Clara. Pluft (Cruz) é um fantasma criança que vive em uma antiga casa abandonada no litoral e nunca viu gente de verdade. Ele tem apenas a companhia de sua Mãe Fantasma (Fabíula) e de seu tio Gerúndio (José Lavigne). Como nunca se encontrou com uma pessoa viva, o pequeno fantasminha morre de medo que isso venha a acontecer.

A história muda quando Pluft conhece a corajosa Maribel (Lola Belli). Neta do famoso (e já morto) Capitão Bonança Arco-íris, a jovem é sequestrada pelo malvado pirata Perna-de-Pau (Juliano Cazarré) e levada até a casa do protagonista, reconhecida pelo vilão como o local onde o velho Bonança guardou um valioso tesouro.

Enquanto Perna-de-Pau procura um meio de encontrar o tesouro, ele prende Maribel durante a noite na velha mansão. Sem ter para onde correr, ela cria um forte laço com Pluft, que aos poucos vai perdendo o seu medo de humanos e criando coragem para enfrentar seus maiores temores.

Juliano Cazarré

Juliano Cazarré como o pirata Perna-de-Pau

Mesmo se tratando de um filme para o público infantil, Pluft, o Fantasminha é capaz de conquistar toda a família. Os estreantes Nicolas Cruz e Lola Belli dão um show de atuação como o casal protagonista, enquanto Cazarré incorpora muito bem a clássica faceta do pirata mal encarado e um tanto atrapalhado.

Como alívio cômico, o trio de marinheiros formado por Sebastião (Arthur Aguiar), João (Lucas Salles) e Julião (Hugo Germano) também faz um ótimo trabalho. Os três têm a missão de salvar Maribel das garras do vilão, mas acabam se enfiando em confusões capazes de causar gargalhadas em todas as crianças presentes no cinema.

Mesmo com tantos obstáculos, Pluft, o Fantasminha cumpre sua missão sem grandes tropeços. Se a obra de Maria Clara Machado ganhou uma adaptação à altura de seu legado, o cinema brasileiro conquistou um novo título para chamar de clássico infantil.

Nicolas Cruz

Pluft, o Fantasminha

Trailer oficial

Cartaz de Pluft

Pluft, o Fantasminhas

Aventura
L

Direção

Rosane Svartman

Produção

Globo Filmes e Gloob

Onde assistir

Cinemas

Elenco

Nicolas Cruz
Lola Belli
Juliano Cazarré
Fabíula Nascimento
Arthur Aguiar
Hugo Germano
Lucas Salles
José Lavigne
Daniela Cecato Barbyeri
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal